quarta-feira, 25/08/2021
Você sabe quem são seus clientes? Imagem: Uihere.com

O que é Persona e como utilizá-la em seu negócio

Cleomir Santos (*)

Certamente o mundo da tecnologia, nos tempos atuais, pode ajudar um pequeno negócio a crescer ou até mesmo “quebrá-lo”, que é o caso de marcas que não estão acompanhando as tendências do mercado e aquelas que estão iniciando seu posicionamento online.

Enquanto alguns proprietários de pequenas empresas utilizavam durante anos a publicidade tradicional, através de panfletagem e outdoors, nos tempos atuais podemos perceber que o desafio é mais complexo para mostrar sua marca ao seu público-alvo.

Dito isso, é importante compreender quem são seus clientes, o que os motivam a comprar a sua marca. Dessa maneira, você pode então usar essas informações para melhorar sua estratégia de marketing digital e aumentar a probabilidade do seu negócio crescer.

O que é uma Persona?

A melhor maneira de conhecer o perfil do seu cliente, entender suas necessidades e inserir o mesmo no planejamento de marketing da sua marca, é criando uma persona.

Criar uma pode parecer até confuso, mas basicamente se trata de criar uma ficha com as informações de um personagem fictício que represente com quem você quer comercializar seus produtos ou serviços.

Sem dúvidas, você já deve ter em mente o perfil desse consumidor, mas criar uma persona muita vezes irá revelar fatos nunca pensados sobre seu público-alvo.

Como criar uma Persona?

Só para exemplificar, você pode utilizar pesquisas com seus clientes atuais e também aproveitar áreas onde as pessoas deixam suas avaliações como, por exemplo, o Google Meu Negócio.

Conhecer as necessidades e interesses de seus clientes, pode ajudar a vender de uma forma mais eficiente.

Em sua persona você pode incluir:

  • Idade, localização, renda, emprego atual;
  • Família, incluindo filhos;
  • Quais os desafios que eles enfrentam em seu dia a dia;
  • Interesses, hobbies, motivações.

Após a criação dessa persona, que pode ser mais de uma, você precisará definir uma estratégia de marketing voltada para ela. Quando você utiliza as enquetes/pesquisas com clientes atuais e também os depoimentos deles, essas ações podem ajudar a divulgar e promover seu negócio, mostrando a outras pessoas o que os seus clientes estão falando sobre sua marca.

Faça bom uso de pesquisas/enquetes

Para quem está iniciando um negócio ou já possui uma marca estabelecida no mercado, saber como criar uma persona e usar essas informações é essencial.

Dito isso, aprender sobre seus clientes e o que eles pensam em relação ao seu produto/serviço pode ajudar a identificar se você precisa melhorar em algo e/ou entender que tipo de conteúdo esses clientes consomem nas redes sociais.

Uma ótima forma de criar sua persona é utilizando as redes sociais. Mas não estou falando apenas de olhar as informações na área ‘Insights’ do Instagram, você precisa ir além disso para compreender de fato quem são seus clientes, o que eles querem ver na sua rede social, quais são suas dores, suas necessidades, dentre outros comportamentos.

Em suma, você já deve ter visto vários profissionais e influenciadores compartilhando dicas sobre como se dar bem nas redes sociais. Mas, não existe nenhum segredo. O que você precisa entender é que as redes sociais servem acima de tudo para criar conexões com pessoas reais, melhorar o relacionamento de uma marca e seus potenciais clientes, compartilhar informações e também divulgar, de forma cautelosa, seus produtos ou serviços.

Faça bom uso desses canais, e você verá que aqueles adesivos de perguntas e enquetes do Instagram, podem revelar informações sobre seus clientes que você nem mesmo sabia.

Avaliações do cliente

Uma vez que sua marca tenha uma boa quantidade de clientes, coletar boas avaliações pode ajudar a vender para outros consumidores em potencial, como foi citado em outro artigo desta coluna: Como usar as recomendações dos clientes para melhorar o marketing da sua marca ”.

Sem dúvidas, se um cliente tem uma ótima experiência com sua marca e diz aos seus amigos e até mesmo aos familiares, sobre esse acontecimento, isso pode causar um efeito manada por conta do ‘boca a boca’ e consequentemente atrair novos clientes.

Em contrapartida, existe o lado negativo da coisa, pois mesmo que seu produto seja tão bom, algumas pessoas não estarão 100% satisfeitas. Dessa forma, esteja preparado para responder esses comentários de forma positiva sem prejudicar a reputação da sua marca.

Existem algumas ações que você pode fazer para melhorar o número dessas avaliações positivas. Veja:

  • Adicionar lembretes em seu site, ou conteúdos nas redes sociais;
  • Enviar formulários simples após a compra do produto;
  • Enviar e-mails personalizados;
  • Oferecer algo em troca dessa avaliação, mas isso pode gerar custos ao seu negócio.

Em suma, devemos nos atentar que no ambiente digital podem aparecer usuários que deixem avaliações positivas como também negativas. As pessoas que estão à procura de uma marca, produto ou serviço, muitas vezes também entendem que avaliações negativas podem aparecer, e dependendo da forma que a empresa responda a essa avaliação, fará com que a mesma conquiste esse consumidor.

Essas não são as únicas formas de criar uma persona, você também pode visualizar produtos de outras marcas em sites grandes que tenham semelhança com o que sua marca oferece, conversar com clientes, familiares e amigos, entre outras coisas. Seja como for, essa ação é essencial para sua marca permanecer no mercado.

Caso tenha dúvidas em relação ao que foi abordado no texto, deixe seu comentário abaixo. Ficarei feliz em te ajudar. Aproveite e opine sobre isso, ou sugira qual o próximo assunto que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

Um forte abraço!

 

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

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