sexta-feira, 26/04/2024
Arcos da Orla da Atalaia Fotos: Michel de Oliveira/PMA

Ações estratégicas consolidam Aracaju como destino turístico e garantem emprego e renda

Compartilhe:

Com intuito de movimentar os mais variados setores da economia e garantir emprego e renda à população aracajuana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), tem realizado diversas ações estratégicas para atrair turistas para a capital sergipana. Somente este ano, a gestão municipal participou da 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizou o roadshow Viva Aracaju em cidades como Sorocaba, São José dos Campos, Gramado e Belo Horizonte, fortalecendo o setor com promoção do destino, além de realizar eventos e manutenção de atrativos na capital.

De acordo com a Aena Brasil, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria apresentou crescimento de 9,1% no primeiro semestre de 2024, com embarque e desembarque de 321.281 passageiros, enquanto que em 2023 o movimento foi de 294.423 pessoas.

Mercado Thales Ferraz

Além das ações que acontecem fora da capital e as parcerias com operadoras de turismo, a Prefeitura também investe na realização de eventos, para que, quando o turista chegar à cidade, possa encontrar um espaço acolhedor, movimentado e atrativo, e assim voltar mais vezes. Durante a atual gestão, tem acontecido exatamente isso, basta relembrar projetos como o Réveillon,  Projeto Verão,  Forró Caju, Festival do Caranguejo, a Corrida Cidade de Aracaju, além do Natal Iluminado, em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e outros grupos empresariais.

Segundo o proprietário da agência de viagens Farol Tur, Erivaldo Vieira dos Santos, 41 anos, as ações e eventos realizados pela Prefeitura de Aracaju, bem como o planejamento e a prévia divulgação contribuem para o crescimento do seu negócio. Ele afirma que tem notado um aumento significativo na procura por pacotes de passeios, mesmo no período que é considerado baixa temporada, e reconhece que isso “é fruto do trabalho estratégico da gestão municipal”.

“A divulgação dos eventos com antecedência, como aconteceu com a Corrida Cidade de Aracaju, facilita a divulgação do destino Aracaju, porque conseguimos nos planejar previamente e pensar em formas de vender nossos serviços. O Natal Iluminado, a decoração para o Dia das Crianças e o Réveillon, são eventos que colaboram. Estamos notando um retorno muito positivo, até mesmo agora em março, que é considerado um mês de baixa temporada. Tivemos um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado.

Funcionária do Bali, restaurante que fica localizado na Orla da Atalaia, Bruna Kelly Borges Nogueira, 23 anos, diz que tudo que visa garantir a continuidade dos restaurantes, e garantir emprego e renda, é positivo. Segundo ela, os eventos realizados pela Prefeitura de Aracaju são fundamentais para atrair a população para o estabelecimento, principalmente em épocas de baixa temporada.

“Esses eventos promovem reconhecimento para nós que trabalhamos em pontos turísticos, seja em bar, restaurante, hotel, pousada. Através disso, nós somos recompensados com a clientela que a gente recebe. Inclusive, durante esses momentos de festa, a gente contrata mais funcionários e isso garante uma renda extra para quem está precisando. É muito positivo e espero que a gestão continue investindo nessa área”, completa Bruna.

Para o taxista Marcelo Andrade dos Santos, 34 anos, investir no turismo é fundamental para garantir o emprego dos taxistas e também de todo trade turístico. “Com esses eventos promovidos pela Prefeitura de Aracaju, em vários espaços da cidade, aumenta a renda do taxista em torno de 15%, de modo geral é muito bom para toda cadeia empreendedora, tanto para nós quanto para os restaurantes e hotéis. Um público que aumentou bastante foram os turistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. De um tempo para cá, venho percebendo que aumentou o número de turistas desses estados, então espero que isso continue acontecendo”, diz.

Turistas em passeio pela FarolTur

A funcionária do restaurante Cariri, localizado na Orla da Atalaia, Talita da Conceição, 37 anos, destaca a importância de estar sempre planejando formas de garantir o sustento dos aracajuanos, levando os turistas para os estabelecimentos da capital e mostrando o que a cidade tem de melhor, seja a culinária, as paisagens naturais ou a cultura.

“De forma geral, conseguimos perceber um retorno de 90% quando acontecem eventos aqui na Orla da Atalaia, principalmente para os ambulantes e pessoas que trabalham por conta própria e para os restaurantes que ficam no entorno das festas. Durante o período de férias escolares e final de ano, o número de turistas na cidade aumenta e consequentemente ficamos sempre com uma alta demanda aqui no restaurante, é nesse momento que precisamos contratar mais gente.  A gestão municipal está de parabéns por estar sempre pensando na melhor forma de movimentar o comércio, garantindo o sustento de quem mora aqui. Além disso, também faz com que os próprios moradores visitem sua cidade”, afirma Talita.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Governo do Estado reforça parcerias para divulgar Destino Sergipe

O Governo do Estado está focado em divulgar e fomentar o período junino na capital …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat