sexta-feira, 21/06/2024
As competições iniciam-se no dia 1° de abril, na capital e no interior, e vão até o dia 29 de maio
As competições iniciam-se no dia 1° de abril, na capital e no interior, e vão até o dia 29 de maio Fotos: Michele Becker

Abertura da 40ª edição dos Jogos da Primavera acontecerá nesta sexta-feira, 22, na Arena Batistão

Compartilhe:

Uma história de conquistas. O Governo de Sergipe, por meio das secretarias da Educação e da Cultura (Seduc) e do Esporte e Lazer (Seel), celebrará a abertura da 40ª edição dos Jogos da Primavera nesta sexta-feira, dia 22, às 14 horas, com o tradicional desfile das escolas e atletas participantes da maior competição do desporto escolar sergipano.

A edição comemorativa dos 40 anos dos Jogos da Primavera já inicia vitoriosa com números recordes. Foram realizadas 16.469 inscrições, 8.583 das quais são de alunos de escolas da rede estadual, 1.875 de alunos de escolas municipais, 5.779 da rede privada e 233 da esfera federal. Para 2024, são 479 escolas inscritas. A concentração das delegações escolares está marcada para às 13 horas, na Praça Graccho Cardoso, no bairro São José, em frente ao Centro de Excelência Atheneu Sergipense. O percurso segue pela rua Vila Cristina até a Arena Batistão, onde acontecerá a cerimônia oficial com a presença de alunos atletas, professores, escolas, famílias e todos os apaixonados por esporte.

As competições iniciam-se no dia 1° de abril, na capital e no interior, e vão até o dia 29 de maio. “O esporte, o ambiente escolar e a participação estudantil unem-se para construir uma base sólida para o desenvolvimento dos jovens sergipanos. Ficamos felizes ao ver que os Jogos da Primavera completam 40 anos de uma grande história no desporto escolar sergipano. Por meio deste evento, ao longo dessas décadas, muitos talentos foram revelados e se destacam no esporte estadual e nacional. Gerações de sergipanos têm um carinho imenso com os jogos. Educação e esporte caminham de mãos dadas. Os Jogos da Primavera valem como seletiva para outros grandes eventos desportivos como os Jogos da Juventude e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)”, destaca o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

Modalidades e novidades

Dentre as modalidades para 2024 estão: futsal, atletismo, ciclismo, jiu-jitsu, voleibol, handebol, basquete, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete 3×3, wrestling, taekwondo, karatê, badminton, ginásticas artística e rítmica, vôlei de praia, polo aquático, triathlon, tiro com arco, além das paramodalidades: paratletismo, paranatação, vôlei sentado e parabadminton. O surf é a grande estreante da competição em 2024. Para 2024, os Jogos contarão com as categorias A (12 a 14 anos), B (de 15 a 17 anos) e Infantil, que possibilita a participação dos jovens com idades entre 8 e 12 anos no atletismo, badminton, natação e ginásticas rítmica e artística. A inserção da categoria A (12 a 14 anos) no Triathlon também é outra grande novidade dos jogos.

“É grande a importância dos Jogos da Primavera para o fortalecimento do desporto escolar sergipano, para a revelação de talentos e para a expansão dos atletas. São 40 anos de grandes conquistas, e ficamos agradecidos em também fazer parte dessa história através deste resgate histórico e o fortalecimento ano a ano. A gente está trazendo, ao todo, 27 modalidades e também algumas modalidades novas, a exemplo do surf. Dois mil e vinte e quatro é ano de Jogos Olímpicos, ou seja, traz muita inspiração para os nossos jovens atletas. O esporte, além de ter esse cunho de formação social, de formação cidadã, também proporciona oportunidades para o nosso atleta estar no cenário nacional”, ressaltou a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas.

Informações sobre calendário, programação e futuros boletins podem ser acessados no site jogos.seduc.se.gov.br.

Segurança

A abertura dos Jogos da Primavera contará com grandes apoios para garantir a segurança dos participantes e da comunidade. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a SMTT e o Samu serão responsáveis pela segurança dos envolvidos no evento. A Polícia Militar de Sergipe (PM-SE) e a equipe da Segurança Escolar do Estado garantirão a segurança dos estudantes durante o desfile e na Arena Batistão; o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-SE) também será responsável pela segurança nesses dois ambientes. A SMTT/Aju organizará o trânsito na rua Vila Cristina, por onde os estudantes desfilarão, e nas ruas perpendiculares, onde o trânsito estará bloqueado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) disponibilizará duas motocicletas e uma ambulância.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Circuito Live! Run XP 2024 estreia no Nordeste com etapa em Aracaju neste domingo, 16

  O Circuito Live! Run XP deste ano está prestes a fazer a sua estreia …

WhatsApp chat