quarta-feira, 14/07/2021
As recomendações dos clientes são uma entre muitos tipos de prova social Imagem: : Photo by John Schnobrich on Unsplash

Como usar as recomendações dos clientes para melhorar o marketing da sua marca

Cleomir Santos (*)

Para início de conversa, você sabia que não precisa de um grande orçamento para lançar uma campanha de marketing bem-sucedida?

Através de algumas estratégias de marketing digital, tempo e ações, você pode conseguir fazer o que grandes empresas fazem, mesmo se estiver com um orçamento apertado.

Sem dúvidas, usar as recomendações dos clientes é uma ótima forma de melhorar as vendas da sua marca, e é isso que iremos abordar neste novo artigo da coluna “Marketing descomplicado”.

Impulsione sua marca usando as recomendações de clientes

 Por que elas funcionam?

Só para exemplificar, as recomendações do cliente são uma entre muitos tipos de prova social. Mas o que é uma prova social?

É um gatilho mental ou técnica de persuasão, no qual as pessoas veem outros obterem resultados e, naturalmente, concluem que se fizerem a mesma ação alcançarão os mesmos resultados.

Dessa forma, quando os usuários lerem avaliações positivas em um site ou rede social, mais pessoas serão convencidas a experimentar seu produto ou serviço. Por outro lado, as pessoas serão desencorajadas a experimentá-lo se sua marca tiver muitas opiniões negativas.

A prova social também gera credibilidade aos negócios. Em comparação com as reivindicações de marketing de uma empresa, os potenciais clientes confiam mais nas recomendações de seus parceiros.

Com essa estratégia, você pode deixar seus próprios clientes fazerem a propaganda do seu negócio.

Recomendações em mídias sociais

Certamente, as mídias sociais oferecem um ótimo meio para colher avaliações de clientes.

Dê aos seus clientes um espaço em seu perfil para que os mesmos se sintam motivados a deixar uma avaliação ou comentário sobre o seu produto/serviço. Esta é uma ótima forma de aumentar o reconhecimento da marca.

Quando alguém te elogia diretamente, peça para compartilhar com seus seguidores, amigos ou familiares. Algumas redes sociais como o LinkedIn possuem um recurso exclusivo sobre essa prática.

Sites de terceiros

O que você faz quando está pensando em comprar um novo produto ou experimentar a comida de um restaurante que inaugurou no seu bairro?

A maioria das pessoas procuraria opiniões de outras em sites de terceiros como o Google Meu Negócio, Shopee, IFood, Mercado Livre etc.

É importante que você peça a algumas pessoas de forma educada e sem pressão, para que elas avaliem o seu produto/serviço em sites desse tipo.

As avaliações positivas irão percorrer um longo caminho e alcançarão outras pessoas, o que aumentará a reputação da sua marca na internet.

Peça depoimentos

Inclua na rotina do seu trabalho, pedir depoimentos de clientes satisfeitos.

Quando alguém entrar em contato fazendo um elogio sobre sua marca, pergunte se essas pessoas podem deixar um depoimento sincero para que o mesmo fique registrado no seu site ou nas redes sociais. Lembre-se de que se for utilizar depoimentos em seu site, use fotos e nome de pessoas reais.

Outro exemplo são os depoimentos em vídeo, que valem ouro hoje em dia. Dito isso, basta pedir às pessoas que já têm o hábito de gravar vídeos para que elas gravem vídeos curtos, falando sobre como se beneficiaram do seu produto ou serviço.

Entre em contato com influenciadores

Identifique influenciadores no seu segmento e entre em contato com eles para construir um relacionamento.

Lembrando que não basta ser um influenciador com grande quantidade de seguidores, é preciso avaliar se essa figura possui um público engajado e também, se essas pessoas prestam atenção ao que o mesmo tem a dizer.

Dessa forma, aconselhamos que você faça uma boa pesquisa sobre a pessoa e seus interesses em comum. Um bom aplicativo para avaliar perfis de influenciadores é o Ninjalitcs.

Em seguida, informe a esse influenciador sobre as novidades da sua marca para que o mesmo compartilhe com seus seguidores. O resultado pretendido é que sua marca ganhe novos seguidores e consequentemente mais vendas.

Conquiste com amostras grátis

Ofereça algo de forma gratuita, mas valioso, sem compromisso.

Dê às pessoas um gostinho da experiência que eles terão com seu produto. Isso fará com que algumas pessoas espalhem a notícia sobre sua marca e o nível de qualidade oferecido.

Você pode compartilhar essas informações através das redes sociais, lista no WhatsApp ou em outro canal de mídia que você use para se comunicar com seu público.

Crie um programa de indicação

Um programa de indicação é um sistema onde uma empresa recompensa as pessoas por contar aos outros sobre os seus produtos ou serviços, oferecendo um presente ou desconto como forma de agradecimento.

Implementar um programa de indicação poupará tempo e esforço para alcançar e buscar recomendações de clientes. Isso também aumentará o reconhecimento da sua marca por conta do marketing boca a boca.

Construa uma comunidade com advogados de marca

O que pode ser melhor do que manter seus clientes atuais?

Sem dúvidas, é transformá-los em advogados da sua marca.

Parte de seus objetivos através do marketing digital é construir uma comunidade online desses advogados.

Dito isso, através dessa ação seus esforços para aumentar o alcance da sua marca irão multiplicar à medida que essas pessoas compartilham uma experiência positiva em suas redes sociais e com outras pessoas.

Através de recomendações de clientes sua marca pode alcançar seus objetivos e metas de negócio

Em suma, a recomendação do cliente é uma ótima tática para adicionar em seu plano de marketing. Especialmente se você está começando a posicionar sua marca na internet.

Essas recomendações permitem que os clientes potenciais saibam que a sua marca é confiável e vale a pena experimentar o que a mesma oferece.

Por fim, tenha em mente que você precisará trabalhar outros aspectos do seu negócio (como atendimento ao cliente, estoque etc.) se você quiser obter avaliações mais positivas.

Caso tenha dúvidas em relação ao que foi abordado no texto, deixe seu comentário abaixo. Ficarei feliz em te ajudar. Aproveite e opine sobre isso, ou sugira qual o próximo assunto que deveríamos abordar aqui na coluna.

Um forte abraço!

 

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

A terceira via não existe!

Que a política nacional está polarizada é publico e notório. Fato! Todavia, afirmar que a …