quarta-feira, 12/01/2022
Tesouro Direto é um dos bons investimentos Ilustração: Escola Virtual

Você já ouviu falar do Tesouro Direto? 

Compartilhe:
David Rocha (*)

No ano de 2022 é esperada uma subida da taxa de juros básica da economia. E isso irá refletir, principalmente, nos ativos de renda fixa, portanto, o Tesouro Direto é um dos melhores investimentos para se aproveitar neste momento.

Inicialmente, deixe-me explicar o que é o Tesouro Direto.

Ele é um programa de compras de títulos públicos federais, totalmente garantido pelo Tesouro Nacional. Sendo assim, é considerado o investimento mais seguro do país. Com ele você pode investir focado em objetivos que tenham curto, médio ou longo prazo.

Sempre falei por aqui que é importante se proteger da inflação e investir seu dinheiro com segurança. E no Tesouro isso é possível.

Para investir nesse tipo de ativo é necessário ter uma conta em uma corretora ou banco que disponibilize essas aplicações, além de entender como funcionam os títulos.

Basicamente são três tipos de títulos:

O Pós-fixado: Também chamado de Tesouro Selic. Quem acompanha o rendimento da Taxa Selic diariamente é o título com menor volatilidade do Brasil, ou seja, é o mais indicado para deixar investimentos como a margem de garantia ou investimentos que você sabe que vai retirar em pouco tempo.

Os Pré-Fixados: Esses títulos são interessantes para cumprir objetivos de médio e longo prazo, pois com eles você sabe o quanto irá ganhar e quando irá ganhar se segurar o título até o final do prazo.

Os Indexados: Esses títulos são os melhores para proteger contra a inflação, pois eles dão uma taxa pré-fixada mais a variação da inflação medida pelo IPCA. Sendo assim, é o título para quem quer ter certeza de vencer a inflação. Indicado para objetivos de mais longo prazo.

Com esses três tipos de títulos todo investidor pode montar uma carteira diversificada até mesmo dentro da renda fixa, ou seja, desde o investidor conservador ao arrojado há grandes vantagens em ter uma parcela investida em tesouro.

Livro de David Rocha

Soma-se a essas vantagens o fato de que investir no Tesouro é uma coisa simples e prática, como falo em meu livro: Tesouro Direto – Um Caminho para a Liberdade Financeira. 

Se hoje você está começando a investir, ou já investe, e está pensando como fazer isso em 2022, estude o Tesouro Direto e veja se cabe em sua estratégia de investimento. Com pouco tempo de estudo e prática você pode entender e aproveitar todas as vantagens que ele oferece.

Claro, não deixe de falar com seu assessor para ter uma carteira balanceada de acordo com seus objetivos, pois isso é muito importante!

Se você quer saber mais sobre o Tesouro Direto, recomendo que assista a esse vídeo que fiz, explicando-o em detalhes e de maneira bem simples:

 

Atenciosamente…

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Últimas notícias:
Compartilhe:

Leia Também

SE  x  EU

Ambas poderiam convergir como duas nascentes de águas cristalinas unindo-se num rio maior, colocando pureza …

Deixe um comentário