quarta-feira, 14/04/2021
Planejamento: importante tarefa de gestão e administração para o sucesso de uma empresa  Foto: Uihere

Marketing Digital em 2021: Guia para criar o planejamento da sua empresa

Cleomir Santos (*)

Antes de mais nada, colocar em prática ações de marketing digital em uma empresa sem ter um plano ou estratégia bem elaborado pode te levar ao fracasso, impactando diretamente o desenvolvimento do seu negócio.

Dito isso, ao desenvolver um plano de marketing digital para sua empresa, você deve incluir componentes como definição de público-alvo (buyer persona), objetivos e metas a curto e longo prazo, além disso, uma proposta de valor adequada.

O que é um plano de marketing digital?

Um plano de marketing digital é um documento que contém todos os detalhes de todo um planejamento de campanhas ou ações de marketing digital.

Ele compartilha também:

  • Objetivos e metas de curto, médio e longo prazo;
  • As estratégias para atingir determinado objetivo na internet;
  • Os canais a serem utilizados;
  • Planos de ação e seu desenvolvimento;
  • Investimento e orçamento;
  • O tempo e o roteiro.

Segundo Philip Kotler, considerado por muitos como o pai do marketing, “um plano de marketing tradicional serve para: documentar como os objetivos da organização serão alcançados por meio de estratégia e ações de marketing específicas, tendo o cliente como o ponto de partida. O plano de marketing também precisa estar vinculado às ações de outros departamentos da empresa.”

Os motivos para toda marca precisa de um plano de marketing digital. São:

  • Atrair, se relacionar, converter e fazer com que seus clientes se apaixonem pelo produto ou serviço da sua marca;
  • Planejar todas as estratégias e ações que farão atingir o seu cliente ideal;
  • Segmentar suas campanhas de marketing para agregar valor em todas as etapas.

Antes de desenvolver as etapas que definem a estrutura de um plano de marketing digital, você precisa dominar as atividades da sua presença online e entender quem são seus concorrentes e o que eles fazem.

A seguir, lhe apresento uma análise detalhada da estrutura passo a passo do seu plano de marketing digital.

Elabore um plano de marketing digital passo a passo em 2021

Etapa 1: Análise da situação

Primeiramente, o que você precisa fazer para elaborar o seu plano de marketing digital é realizar uma análise interna e externa da empresa. Uma ferramenta útil para isso é a análise SWOT (FOFA) que permite observar os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças da sua empresa e do mercado em geral.

Precisamos estar familiarizados com o ecossistema em que operamos, quais são as necessidades de nossos clientes e como elas podem ser solucionadas.

Aplicar técnicas de benchmarking para identificar as melhores práticas digitais e o comportamento dos concorrentes na internet para que possamos aplicar no nosso negócio está se tornando tão importante quanto qualquer outra ação estratégica.

Também precisamos fazer um estudo interno para entender a situação da nossa empresa no digital, como por exemplo, o site é de fácil navegação e usabilidade para os clientes? O blog é atualizado periodicamente? Qual é o posicionamento atual do site nas pesquisas? E por último, quais canais de mídia social estamos presentes?

Etapa 2: Estabelecer metas

Uma vez que sua presença no mercado esteja estabelecida e seus pontos fortes identificados, chega o momento de definir metas para ter uma ideia de onde suas ações devem te levar. Tudo que você planeja deve te direcionar a alcançar seus objetivos.

Você pode utilizar para facilitar essa etapa do seu plano de marketing digital a estrutura de metas SMART (Specific/Measurable/Attainable/Relevant/Timely), que significa definição de metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas.

Aqui está um exemplo:

  • Não é uma meta SMART: “Quero aumentar o número de visitas do meu site”.
  • Meta SMART: “Quero alcançar 20.00 visitas por mês em meu site em um período de três meses.

Etapa 3: Definir a estratégia de marketing digital

Após definir seus objetivos de negócio, o que você fará para alcançá-los?  A personalização está se tornando cada vez mais importante no marketing digital. Portanto, quando se trata da definição de estratégias na criação do plano de marketing digital, tenha em mente estes fatores:

  • Segmentando seu público-alvo:

Primeiramente precisamos saber quem queremos alcançar, quais são os gostos dessas pessoas, necessidades ou preferências, como nossa marca pode atender as expectativas deles. Este é o momento de criar sua buyer persona.

  • Posicionamento:

Para alcançar o posicionamento correto, é fundamental que você seja muito claro sobre sua proposta de valor e o que ela causa. Em suma, é por isso que o consumidor deve escolher você e não seu concorrente. Você precisa saber como irá transmitir sua proposta exclusiva e como fazê-la de forma adequada nos canais em que seu público está presente (mídias sociais, blogs, e-mail marketing e muito mais).

  • Estratégia de conteúdo:

É crucial em um plano de marketing digital criar e distribuir conteúdo com objetivo de atrair usuários e fazer com que as pessoas lembrem da sua marca. Além disso, você deve traçar uma linha editorial específica (marketing de conteúdo) para cada canal. Algumas das ferramentas que os profissionais de marketing usam para executar essa estratégia são:

a) Pesquisa de palavras-chave: consiste em identificar as palavras-chave corretas para o nosso conteúdo a fim de melhorar o posicionamento de um site através do SEO. Isso é fundamental para toda estratégia de conteúdo em uma marca que tem como objetivo ser encontrada nos mecanismos de busca.

b) Calendário de conteúdo: um calendário de conteúdo é importante para que sua estratégia faça sentido. Ele fornece valor; permite organizar ações a longo prazo e te ajudar a ter ideias para futuras campanhas. Em um calendário de conteúdo, você deve incluir a data de publicação, formato do conteúdo (foto, vídeo, áudio, texto), quais os canais e também qual a linguagem que será utilizada.

c) Publicação: é um erro escrever um artigo e não o divulgar em suas redes sociais. Você não precisa copiar e colar links em todos os lugares, principalmente se isso for feito em grupos do Facebook, em vez disso, planeje de que forma você pode publicar esse artigo em cada uma dessas mídias sociais.

Você também deve considerar:

  • O tipo de público de cada plataforma;
  • Sobre o que você irá abordar;
  • Qual o tom ou linguagem desses conteúdos;
  • Com que frequência você irá publicar.

Etapa 4: Táticas no plano de marketing digital

Com base nos objetivos definidos, sua marca poderá aplicar diferentes estratégias: campanhas de anúncios, e-mail marketing, mídias sociais, CRM, otimização do site, estratégias de SEO, tráfego pago, etc.

Considerando que hoje o número de canais para gerenciar estão se multiplicando assim como a quantidade de informações que obtemos sobre nossos clientes, é fundamental utilizarmos ferramentas de Automação de Marketing que permitem automatizar campanhas. Não estamos falando aqui de utilizar robôs para atender os clientes e muito menos ganhar seguidores, para entender melhor sobre isso, clique aqui e conheça a ferramenta da RD Station muito utilizada por grandes empresas.

Graças a essas táticas, você poderá criar workflows que lhe permitirão criar várias campanhas em poucos cliques. Você poderá personalizar mensagens com base no seu público ideal, aumentando as chances de sucesso, e não só isso, você poderá direcioná-las dependendo de suas interações, até o momento da decisão de compra.

A tecnologia se tornou uma ferramenta fundamental para implementação de estratégias digitais, tornando-se crucial para que tenhamos o máximo de aprendizado sobre as mesmas.

Etapa 5: Medir resultados

Após planejar e implementar sua estratégia, o próximo passo é analisar os resultados desse trabalho. A análise se tornou um dos pilares cruciais para otimizar com sucesso o desempenho e os gastos no plano de marketing digital.

Dito isso, precisamos medir cada ação usando indicadores chave de desempenho, os chamados KPI ́s, para descobrirmos se o ROI que esperávamos foi alcançado. Medir os resultados da nossa estratégia nos ajudará a corrigir o que não funciona para atingir os objetivos estabelecidos.

Certifique-se de estar alerta a todo momento para identificar oportunidades e melhorias. Lembre-se dessas etapas ao criar seu plano de marketing digital e não deixe nada ao acaso, ele é o maior inimigo para quem busca posicionamento e crescimento no mundo online.

Da mesma forma, lembre-se que a tecnologia pode se tornar sua maior aliada para criar campanhas personalizadas e com sucesso. Conforme a tarefa fica complicada, essas ferramentas disponíveis na internet permitem que você simplifique o seu trabalho e aprimore seu desempenho.

Torcendo pelo sucesso da sua empresa e desejando-lhe um feliz Natal e próspero Ano Novo, despeço-me informando que darei uma pequena pausa na escrita dos textos nesta coluna, mas em breve retornarei com força total.

(*) Consultor de Marketing Digital, natural da cidade de Aracaju (SE), amante da música, de um bom café, aquela reunião com boas companhias, fissurado em viajar e um ótimo comunicador que ajuda pessoas e pequenos empreendedores através de conteúdos no Portal Me Ajuda Cleo.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

Será que os brasileiros, em geral, têm alguma idéia ou sabem com certeza o que é a Permacultura?

É interessante como, neste curto tempo aqui no Brasil, tenho podido conhecer tantas coisas que …