segunda-feira, 23/11/2020
Aplicativos ajudam na estratégia de vendas

Como usar o Telegram ou WhatsApp em sua estratégia de vendas

Cleomir Santos (*)

Certamente, existem poucas pessoas que não possuem um aplicativo do WhatsApp ou do Telegram nos dias atuais.

Talvez nem todo mundo use o segundo, mas aquele do símbolo verde, sim.

Por conta disso, apostar em um desses tipos de canal de comunicação é uma das melhores formas de se conectar com seus clientes atuais e potenciais.

Eles permitem que você esteja perto do seu público, compartilhe seus conteúdos e além disso, que sua marca possa entrar em contato com eles de forma rápida e direta.

Em suma, eles oferecem contato imediato.

E … existe algo mais valioso do que o imediatismo?

É claro que você escolherá o que quiser, seja WhatsApp, Telegram ou outro aplicativo do mesmo estilo. O importante é utilizá-los com uma estratégia bem definida.

Não adianta criar uma conta no WhatsApp Business para deixá-lo de lado ou publicar qualquer coisa que vier à cabeça para uma lista de contatos.

A seguir, o consultor de marketing Cleomir Santos dará algumas dicas de como utilizar esse tipo de aplicativo no seu negócio, qual deles escolher, por que usá-los e o que cada um deles oferece a sua marca.

Por que usar WhatsApp ou Telegram, além de uma lista de e-mail ou grupos do Facebook?

Segundo Cleomir, o e-mail marketing não deve faltar em nenhuma empresa. É uma ferramenta que dificilmente irá falhar.

Mas, essa não é a única opção para se comunicar com seus clientes atuais e potenciais.

Dependendo do tamanho da sua lista de e-mails, a faixa etária e os comportamentos dessas pessoas, você pode ter encontrado problemas de todos os tipos: mensagens que se perdem na pasta de spam ou promoções, e-mails que são esquecidos, outros que serão lidos dias ou até semanas depois.

Sem falar nos usuários que não usam o próprio e-mail.

É claro, que nem todas as pessoas são assim. Dependendo do seu setor, você encontrará pessoas que estão familiarizadas com novas tecnologias ou o contrário.

Seja como for, é aconselhável reforçar a sua estratégia de e-mail usando um canal de mensagens instantâneas.

Não se trata de enviar o que você envia nos e-mails, mas sim, de complementar a estratégia com outra ferramenta.

Os grupos do Facebook não são tão úteis em alguns casos

Acredite ou não, ainda existem pessoas que não possuem um perfil no Facebook.

E muitos que possuem uma conta, mal sabem da existência de grupos e da sua utilidade.

Por outro lado, existem aquelas pessoas que sabem a importância de um grupo no Facebook, mas isso não significa que eles entrem e participem desses grupos regularmente.

E talvez você saiba como funciona o algoritmo do Facebook – você não pode confiar nele para mostrar suas atualizações ao seu público.

Portanto, nunca é demais complementar as estratégias do Facebook com outro canal de comunicação direto como o WhatsApp ou Telegram.

Você precisa saber onde se posicionar

É muito importante procurar onde seus clientes estão para escolher que tipo de canal de comunicação escolher. Não é lucrativo estar presente em todas as redes sociais, em todos os grupos do Facebook ou utilizar todos os aplicativos de mensagens.

O fato de o WhatsApp ser gratuito não significa que não custe seu tempo, e isso é quase mais valioso do que dinheiro.

Por exemplo, se o seu cliente já usa algum tempo e domina o Telegram, talvez não seja necessário usar o WhatsApp ou vice-versa.

Lembre-se: você precisa se adaptar aos hábitos da sua clientela. Conheça bem, saiba que tipo de aplicativos ele usa, que tipo de conteúdo prefere… E assim, aproveite as diferentes opções que estão a sua disposição.

Quando usar uma estratégia no WhatsApp ou Telegram

Agora que você sabe qual ferramenta usar … vamos ver quando e por quanto tempo?

Depende muito dos seus objetivos, mas vamos especificar isso logo mais.

Primeiramente, defina um objetivo principal. Ou seja, determine o uso que você deseja estabelecer para as ações neste canal.

A priori, podemos diferenciar três tipos de usos diferentes. Você pode manter uma opção, duas ou mesmo as três. Claro, seus clientes devem ser capazes de diferenciar qual a sua intenção em todos os momentos.

#1 – Lançamentos

Esses tipos de aplicativo são muito utilizados para lançamentos de produtos, ofertas por tempo limitado etc. Principalmente o WhatsApp.

Para quê? É um canal muito útil para:

  • Avisar sobre transmissões ao vivo (Lives)
  • Lembretes sobre essas transmissões
  • Compartilhamento de avaliações de eventos
  • Oferecer aos participantes um presente, como um arquivo em pdf ou aula
  • Criar lista VIP
  • Oferecer suporte de compra durante a oferta

Este canal também é utilizado para oferecer conteúdo exclusivo à comunidade que decidiu se juntar a sua lista de contatos.

#2 – Consistência

Outra opção é usar o Telegram ou WhatsApp como mais um canal de comunicação com seus clientes, assim como o e-mail ou as redes.

Para isso você precisa de uma estratégia de conteúdo, da mesma forma que para outras redes sociais. Isso permite que você poste regularmente e tenha clareza.

Além disso, apostar nesses formatos de conteúdo traz um fator diferencial. A proximidade da sua marca com seu público, fazendo com que o seu cliente se sinta “especial”, com um forte sentimento de comunidade, o que o torna mais apegado ao seu negócio.

#3 – Suporte imediato na venda

Graças ao fator imediato que esses aplicativos oferecem, eles são amplamente usados em lançamentos de novos produtos ou vendas duradouras.

Mais um fator que pode fazer com que alguém escolha seus produtos e não outro, é usar esses canais para poder aconselhar, orientar ou dar suporte ao cliente.

Ser capaz de responder as dúvidas ou objeções na hora da compra é uma qualidade apreciada do ponto de vista do comprador. E com outros tipos de ferramentas, o fator de imediatismo não é usado.

Uma dica: convide as pessoas a enviarem áudios para você quando tiverem dúvidas sobre o seu produto ou serviço. Às vezes, algumas pessoas têm preguiça de digitar em seus celulares, principalmente se estiverem fora de casa.

Peça à sua equipe de suporte para se identificar claramente ao respondê-los. Uma frase simples como “Olá, sou Fulano, da equipe de suporte ‘X’, isso dá um toque de proximidade que não é alcançado ao responder anonimamente.

Qual deles escolher, WhatsApp ou Telegram?

Agora imagino que você esteja se perguntando: qual devo usar? Telegram ou WhatsApp?

Existe um melhor que o outro?

A resposta é:  depende.

Depende de cada caso específico e acima de tudo, depende do seu público.

Se você não se adaptou à tecnologia, melhor WhatsApp. Se você já está adaptado às mudanças pode preferir o Telegram.

Sobre usar os dois canais, não é algo que aconselho, pois pode ser complicado trabalhar nos dois.

O normal é que seu público seja inclinado a um aplicativo ou outro, a menos que você tenha um público enorme e diversificado.

Como criar conteúdo para seus grupos no WhatsApp ou Telegram

Não sabe por onde começar?

Depois de decidir qual rota utilizar e para que finalidade, você deve criar uma estratégia específica e bem organizada.

O mais aconselhável é programar um calendário com as diferentes publicações. Se você já pesquisou que tipo de conteúdo seu público gosta, melhor. Se não fez isso, tente descobrir isso fazendo testes.

Dito isso, considere os seus objetivos e o contexto. Você melhor do que ninguém sabe o que interessa a seus clientes e o que eles querem ler. Aproveite a proximidade que o WhatsApp ou Telegram oferece para você se conectar com seu público.

E o melhor de tudo, aproveite ao máximo todos os recursos que esse tipo de aplicativo permite. Você pode usar áudios, vídeos, gráficos, infográficos, documentos em pdf … todos esses formatos permitem que sua marca fique mais próxima do seu público.

Você também pode usar adesivos, emoticons ou gifs para fornecer conteúdo mais divertido.

Seu cliente certamente se lembrará mais de você.

Ideia de conteúdo

Se, apesar de fazer uma pesquisa e traçar alguns objetivos, você não consegue pensar em nada… por que não oferecer um conteúdo diferente do que você usa nas redes sociais?

Por exemplo, aproveite este recurso para conhecer melhor seu cliente. Lance perguntas pesquisas, informe-o para educá-lo sobre temas relacionados ao seu produto / serviço ou mostre-lhe características inovadoras do seu negócio.

Quanto mais você difere, melhor.

Então, qual deles você irá utilizar na sua estratégia, WhatsApp ou Telegram?

Já citamos todos os benefícios pelos quais você deve apostar em uma estratégia utilizando o WhatsApp ou Telegram no seu negócio.

Você só precisa decidir qual usar e começar a trabalhar.

(*) Consultor de Marketing Digital, natural da cidade de Aracaju (SE), amante da música, de um bom café, aquela reunião com boas companhias, fissurado em viajar e um ótimo comunicador que ajuda pessoas e pequenos empreendedores através de conteúdos no Portal Me Ajuda Cleo.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

Quanto vale sua saúde mental?

Essa semana, um acontecimento movimentou toda uma categoria em Sergipe. O Tribunal de Contas do …