quarta-feira, 12/12/2018
Início » Editorias » Cidades » Homicídios caem 35,09% em Sergipe
Duplichaves
O delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, fala sobre a redução dos crimes de homicídio Foto: Ascom/SSP

Homicídios caem 35,09% em Sergipe

Share Button

O número de homicídios no mês de maio em Sergipe teve uma queda de 35,09% em comparação a igual período do ano passado. Foram 114 casos em 2015, contra 74 no mesmo período deste ano. Os dados foram divulgados hoje, 2, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Este foi o menor número bruto de homicídios contabilizados em 20 meses.

De acordo com o titular da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da SSP (Ceacrim), Sidney Teles, em Aracaju a queda chega a 55%, enquanto que no interior do Estado a redução foi de 24,32%.

O secretário de Segurança Pública, João Batista, esclareceu que ainda está sendo avaliado se o resultado positivo é fruto de ações estratégicas que estão sendo discutidas e postas em práticas nos últimos meses, ou se é uma tendência de redução de homicídios em 2016.

“Ficamos felizes com essa redução, embora apesar do resultado positivo no mês de maio, sabemos que os números ainda são altos, mas os esforços vão continuar, tanto por parte da Polícia Civil quanto Militar, no sentido de reduzir esses índices”, disse o secretário.

Mais números – Segundo balanço da Ceacrim, houve reduções consecutivas mês a mês em 2016, em todo o Estado, chegando a 23,71% de abril a maio de 2016. Antes, houve reduções de 0,86% (janeiro a fevereiro), 3,48% (fevereiro a março) e 12,61% (março a abril).

Em relação aos homicídios em Aracaju e interior de Sergipe, na capital, entre abril e maio de 2016, a queda é de 45,45%. Já no interior, os números alcançam a marca de 12,50% de diminuição.

Em relação às cidades do interior do Estado cuja taxa de homicídios era quase sempre alta, houve uma diminuição. “Na Barra dos Coqueiros, não foi contabilizado nenhum homicídio. Em Nossa Senhora do Socorro – que teve 13 homicídios em abril – houve o registro de apenas três nesse mesmo período. Itabaiana apresentou o menor índice de mortes em maio deste ano, computando sete pessoas vítimas de homicídios. Já as cidades de Estância e Lagarto verificaram duas ocorrências desse tipo de delito”, explicou Sidney Teles.

O dado positivo em Aracaju está no bairro Santa Maria e Conjunto 17 de Março, pois, apesar da ação dos criminosos, a polícia reduziu a taxa de crimes violentos. No mês de maio, foram dois homicídios praticados na região, uma redução em comparação ao mês de fevereiro, que contabilizou 13 homicídios.

Durante a apresentação dos dados estatísticos, o diretor geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, disse que nesta sexta-feira, 3, será inaugurada a Divisão de Homicídios para atuar especificamente no bairro Santa Maria, a fim de acompanhar e atender o cidadão vítima ou familiares daquela localidade.

Share Button
WWebsites

Leia Também

Banese participa da campanha “Abrace uma Causa”

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) está participando da campanha “Abrace uma Causa”, que …