quarta-feira, 08/04/2020
A lancheira tem que ser bem preparada Foto: Divulgação

Volta às aulas e alimentação

Compartilhe:
(*) Talita Costa

Com o fim das férias escolares, a criançada volta à rotina, com horários para dormir, acordar e fazer todas as tarefas do dia a dia. Com isso, deve-se ter um cuidado especial com a alimentação.

A refeição mais importante é o café-da-manhã. Além de quebrar o jejum, dá a energia necessária para a concentração e atividade física.

Uma lancheira bem completa, também é de fundamental importância, a fim de garantir a nutrição da criança no período escolar.

Mamães e papais não devem descuidar da nutrição das suas crianças, pois a fase escolar tem um requerimento de energia e nutrientes fundamentalmente sério, a fim de evitar anemias, viroses e outras doenças comuns nessa fase.

Devem estar presentes em todas as refeições os seguintes grupos alimentares: energéticos(carboidratos), construtores (proteínas) e reguladores (vitaminas e minerais).

A ingestão de líquidos é extremamente importante, pois a criança brinca, corre, pula e é muito fácil ficar desidratada se não houver uma boa ingesta.

Variar ao máximo os tipos de alimentos consumidos e ingerir o mínimo de açúcar simples trazem saúde para os “pequenos”.

Evitar industrializados e excesso de gorduras, mesmo no final de semana ou ensinar o limite de consumo de determinadas comidas chamadas “junk food” é muito importante.

O cuidado com o que se come traz benefícios a longo prazo!

(*) Talita Xavier Costa é nutricionista e escreve quinzenalmente, às sextas-feiras, no portal. Ela é pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição; e especialista em Alimentação Escolar.

Compartilhe:

Leia Também

O que será das finanças, quando a pandemia passar?

Nas últimas semanas falamos como a pandemia da Covid-19 é problemática para todos os setores, …