quinta-feira, 25/04/2024
HOSPITAL
Hospital do Câncer é uma das obras que contam com acompanhamento da Cehop / Fotos: Marcos Rodrigues

Fiscalizações realizadas pela Cehop asseguram qualidade na entrega de obras públicas

Compartilhe:

Responsável pela elaboração e licitação de projetos, bem como o acompanhamento e a fiscalização de obras, a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), no decorrer dos últimos dez meses, tem atuado para atender aos cronogramas previstos e com o nível de qualidade exigido nos contratos firmados.

Exemplos dessa atuação são os Centros de Excelência Paulo Freire, no Bairro Industrial, na capital, e Edélzio Vieira de Melo, em Capela, e a reforma do Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, na capital, além de outras obras em andamento, como o Hospital do Câncer e a reforma e adequação do Conservatório de Música, também em Aracaju, entre outras distribuídas nas regiões do estado.

De acordo com o diretor-presidente da Cehop, Jorge Henrique Souza, duas diretorias da empresa são as responsáveis diretas pela execução dos trabalhos. “A Diretoria de Operações e Serviços (Dirops) desenvolve os projetos e os encaminham para a Comissão de Licitação. Uma vez licitado, é feito um termo de cooperação técnica entre a Cehop e o órgão demandante. Firmado esse termo, a obra acontece e a partir disso ela passa a ser acompanhada e fiscalizada pela  Diretoria Técnica (Ditec)”, explica.

centro
Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo teve inspeção da Cehop no andamento das obras

A empresa possui 49 projetos desenvolvidos para diversos órgãos, entre construção, reforma e ampliação de prédios públicos voltados ao atendimento aos cidadãos, que quando concretizados em obras totalizam R$ 54 milhões em investimentos. Atualmente, a Ditec acompanha 27 obras em andamento, das quais dez estão vinculadas à Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), oito à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e o restante nos demais órgãos estaduais, totalizando aproximadamente R$ 200 milhões em intervenções que geram milhares de empregos diretos e indiretos, além de renda para fornecedores e prestadores de serviços, movimentando a economia no estado.

No quesito obras, destacamos a celeridade na construção do Hospital do Câncer, o projeto de reforma do Estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana, e estamos desenvolvendo um projeto que provisoriamente está sendo chamado de Complexo Multidisciplinar da Segurança Pública, em Nossa Senhora da Glória, que engloba segmentos da Segurança Pública, entre eles, o Batalhão da Caatinga e Corpo de Bombeiros, IML [Instituto Médico Legal] e delegacias”, detalha.

Para o próximo ano, Jorge Henrique diz que a Cehop planeja implementar uma ação que proporcionará ganhos ao Tesouro Estadual. “Temos o Sistema de Orçamento de Obras de Sergipe, o ORSE, que é bastante utilizado por quem trabalha nas áreas de engenharia, arquitetura, obras e afins, não apenas no Brasil, mas também no exterior”, revela.

Ainda de acordo com o diretor-presidente, em 2022 o ORSE obteve 11 milhões de visualizações. “Fizemos estudos no sentido de monetizá-lo e passar a cobrar por sua assinatura, assim como ocorre com alguns programas de informática e plataformas de streaming. A ideia já foi aprovada pelo Conselho de Administração da Cehop, e, sendo posta em prática, a Cehop terá um excelente retorno financeiro que contribuirá para o seu custeio”, conclui.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat