sábado, 20/04/2024
novembro azul
Novembro azul: mês de reflexão Foto: Arquivo/Agência Brasil

Atento ao toque: livre-se da timidez… para o câncer de próstata não ter vez!

Compartilhe:
Hernan
Hernan Centurion (*)

Este mês de novembro é dedicado ao esclarecimento acerca do câncer de próstata. Para melhor explicar aos varões com mais de 45 anos de idade, gostaria inicialmente de definir o que é a próstata, pois acredito que só o conhecimento ilumina a consciência e esta facilita a prevenção e, consequentemente, o tratamento.

Assim sendo, poderia de forma coloquial e resumida dizer que a tal da próstata, tão polêmica, nada mais é do que um pequeno órgão semelhante a uma amêndoa, situa-se à frente do reto e abaixo da bexiga, e serve para produzir parte do líquido ejaculado, aquele que carreia os espermatozóides, ajudando-os no caminho até a fecundação do óvulo no útero.

Assim sendo, penso que solucionamos a primeira dúvida: qual seria então o médico especialista das doenças da próstata? Conforme explicitado acima, por se tratar de um órgão do sistema gênito-urinário,  o experto não é o proctologista, que se dedica às doenças do intestino, reto e ânus, mas sim o urologista.  Talvez por se tratarem de palavras com radical semelhante e, também, pela maneira peculiar de se fazer o exame do toque, acabam ambos ajudando neste corriqueiro equívoco.

Falando-se do exame, parece-nos que aí paira o grande dilema, por que não dizer imenso tabu que muitos homens recorrem ao ouvirem falar da próstata e do seu respectivo especialista, o “temível” urologista. Tema muito pouco comentado no cotidiano social acabou virando “memes” e piadas, e gerando até sudorese e calafrios quando abrem o calendário e percebem que a idade está chegando.

É hora de atuarmos convencendo-os sobre os benefícios da prevenção e diagnóstico precoce, principalmente quando nos referimos a uma doença tão cruel e insidiosa, extremamente frequente no gênero masculino e, infelizmente, o câncer que mais mata nesse grupo.  É mais vantajoso  se submeterem aos exames  logo agora, com mais chances de cura através de tratamentos menos agressivos, que remediarem e descobrirem mais à frente a enfermidade numa situação já irreversível. Dizemos sempre aos pacientes que é prudente atuarmos antes do problema instalado, independente de terem ou não sintomas, os quais geralmente se manifestam em fases avançadas.

Após muita conversa e convencimento, o doutor deve solicitar de maneira anual basicamente dois exames: o toque retal, executado rapidamente em questão de segundos, indolor e que possibilita avaliar diretamente a estrutura da próstata na busca de nódulos; associado ao “exame de sangue”, quantificando os níveis do PSA, substância que rotineiramente se eleva na presença do tumor. Procedimentos diagnósticos que se complementam, simples, de fácil acesso e baratos, podem salvar muitas vidas e diminuir, consideravelmente, as complicações que um tumor de próstata localmente avançado pode acarretar, desde anemia por sangramento na urina ou no esperma, transtornos urinários e até disfunção erétil, além do comprometimento de outros órgãos (fígado e ossos mais comuns), quando da presença de metástases.

Neste novembro azul, chamamos à reflexão e conclamamos os homens, por volta da 5ª década de vida, para comparecerem, mesmo que levados compulsoriamente por suas mães, esposas ou filhas, aos consultórios e clínicas.

Finalizo com este toque: larguem seus preconceitos e receios e procurem um médico urologista já! Fazer o correto e agir com sabedoria, sempre serão motivos de satisfação e não de vergonha.

_______________

(*) Hernan Augusto Centurion Sobral é médico cirurgião e coloproctologista. Mestre maçom da Loja Maçônica Clodomir Silva 1477, exercendo atualmente o cargo de orador.

Compartilhe:

Sobre Hernan Centurion

Hernan
(*) Médico cirurgião e coloproctologista. Mestre maçom da Loja Maçônica Clodomir Silva 1477, exercendo atualmente o cargo de venerável.

Leia Também

Lansky, o anjo sujo

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Considero-o um dos maiores nomes do cinema, de …

WhatsApp chat