segunda-feira, 21/10/2019
Início » Editorias » Cidades » Sergipe decreta estado de emergência
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert

Sergipe decreta estado de emergência

Compartilhe:
JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert

O Governo de Sergipe decretou estado de emergência, hoje pela manhã, em virtude do rompimento da adutora do São Francisco, no último sábado, que teria sido provocado pela queda de uma ponte na BR-101, no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras. Com esse acidente, que até agora o Governo não explicou as causas, 1 milhão de pessoas de Aracaju e região metropolitana correm o risco de não ter água. O presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Fernandes de Melo Neto,  espera que até sexta-feira 85% do abastecimento esteja reestabelecido.

“Estamos em situação de emergência decretada pelo Governo Federal e empenhando todos os esforços para resolver essa situação. No domingo, fechamos a BR 101 até às 19h sem que houvesse nenhum engarrafamento. Foram mais de 300 pessoas que trabalharam de forma emergencial”, disse Carlos Melo, ao acrescentar que a zona norte da capital será mais prejudicada.

“A zona norte esta sentindo diretamente porque o seu abastecimento era feito pela estação de tratamento do São Francisco. Evidente que as áreas do conjunto Jardim e Parque dos Faróis em Nossa Senhora do Socorro irão sofrer mais por conta de ser uma área alta. Mas a Polícia Militar juntamente com a Defesa Civil irão ajudar no abastecimento de carros-pipa”, assegurou Melo.

A Deso montou um rodízio para atender diversos bairros e o fornecimento está sendo feito de forma alternada. Além dos bairros da capital, a manobra também atende a região de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Atalaia Nova. Foi disponibilizado o telefone 08000.79.0195 e as pessoas devem ligar para saber se o maior onde mora terá água. Ontem pela manhã, esse número não estava ativo e uma gravação mandava que o usuário “entrasse em contato com a Telemar”. O curioso é que a Telemar não existe mais, e sim a Oi.

Carlos Melo alertou que é importante, nesse momento, que toda população se una e economize água. “Evitem molhar plantas, lavar calçada. Use somente o necessário”, afirmou Melo, ao anunciar, também que foram colocados carros-pipa para atender a população. Além disso, a prioridade no fornecimento de água está sendo para hospitais e demais unidades de saúde, asilos entre outros. Questionado se hospitais particulares terão carros pipas, Carlos Melo disse que sim.

Não diz – Apesar da insistência de todos os repórteres presente à coletiva, ontem pela manhã, Carlos Melo não quis falar sobre as causas do acidente – que ele afirmou ser uma fatalidade – pois se preocupou quem trabalhar para reestabelecer o fornecimento de água.

Tanto no sábado como no domingo, equipes da Deso se revezaram no local, trabalhando de forma ininterrupta, com o apoio de diversas instituições: Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defesa Civil e equipes das prefeituras de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro.   A Deso teve apoio da Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) com sede em Laranjeiras.

Desde o sábado, uma equipe técnica do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) está no local com a preocupação de apoiar a Deso para o reestabelecimento do fornecimento de água.

Durante reunião realizada no domingo ficou definida a criação de uma comissão para analisar o fato.  “A ponte é do Governo Federal e as tubulações passavam lá há bastante tempo. O Governo do Estado, juntamente com o Federal, vai montar uma estrutura para apurar o ocorrido e o porquê da ruptura da estrutura. Acho que, neste momento, temos que concentrar esforços para achar uma solução emergencial para 1 milhão de pessoas da Grande Aracaju”, afirmou Melo. O Dnit, através da assessoria de imprensa, confirmou que será criada essa comissão.

Compartilhe:

Leia Também

Óleo foi derramado entre 600 e 700 km da costa nordestina, diz pesquisa da UFRJ

Powered by Rock Convert O óleo que atinge 77 municípios nordestinos foi despejado na divisa …

WhatsApp chat