terça-feira, 18/12/2018
Início » Editorias » Cidades » Aracaju reduz em 80% o número de acidentes
Duplichaves
Lombada eletrônica está sendo instalada na avenida Hildete Falcão Batista Fotos: Jorge Henrique

Aracaju reduz em 80% o número de acidentes

Share Button

O número de acidentes de trânsito em Aracaju em outubro reduziu em 80% na comparação ao ano de 2014 e 2015, desde a instalação dos equipamentos eletrônicos de fiscalização há um mês. Os dados foram apresentados hoje, 22, pelo superintendente municipal de trânsito, Nelson Felipe. “O nosso objetivo nessa apresentação é mostrar que o número de acidentes após a implantação diminuiu. Isso faz parte do compromisso que temos com a população, inclusive com os veículos de comunicação, que prestam esse serviço de atendimento aos cidadãos também”, disse.

Ele lembrou que  assim que os equipamentos foram instalados ocorreram muitas críticas de que a Prefeitura  iria arrecadar dinheiro, “mas quero dizer que essa fiscalização salva vidas”. Uma tabela apresentada pela SMTT revela que de  2011 ao primeiro semestre de 2014, quando Aracaju não tinha fiscalização eletrônica, 388 pessoas morreram, 13.387 ficaram feridas em acidentes que envolveram 47.161 veículos. Entre setembro  e outubro deste ano, com a fiscalização em vigor, ocorreram cerca de 72 acidentes.

Nelson Felipe diz que equipamentos salvam vidas
Nelson Felipe diz que equipamentos salvam vidas

Nelson mostrou dados curiosos que foram percebidos recentemente. Ele conta que  em julho, quando a Prefeitura anunciou a instalação da fiscalização eletrônica, o número de acidentes caiu de 223 em junho para 148 em julho.  “Quando anunciamos que os equipamentos não estavam multando, era apenas um teste, os acidentes subiram para 214. E em setembro, quando começou a multar, tivemos 166”, observou  Nelson Felipe. “Eu quero que a população entenda que ela tem que cumprir a legislação”,  ressaltou.

Hoje, também, ele anunciou que novos equipamentos serão instalados na cidade, num total de 10 painéis de informação e 21 lombadas eletrônicas, a exemplo do que já está sendo colocada na avenida Hildete Falcão Batista, que dá acesso a Aeroporto de Aracaju. Dentro de 45 dias, outros equipamentos serão colocados.

O  superintendente apresentou vídeos de acidentes com vítimas de trânsito antes de iniciar a fiscalização eletrônica nas principais vias da capital. Foram eles: avenida Beira-Mar com Murilo Dantas, Av Beira-Mar com Tancredo Neves, avenida Heráclito Rollemberg  e  no cruzamento da avenida Pedro Valadares com avenida Silvio Teixeira. Em seguida foi apresentado o balanço com as ações e os dados que resultaram na diminuição de acidentes no mês de outubro.

Para Nelson Felipe, houve uma grande redução no número de acidentes na capital durante este período de fiscalização. “Com a implantação desde o mês de setembro até o presente momento, este é o melhor dado apresentado aqui pela SMTT. Para nós reduzir o número de acidentes de 215 para 72 é um número que merece ser considerado”, comenta.

Ele assegura que o trabalho vai continuar com a instalação de mais lombadas eletrônicas e mais painéis informativos de velocidade até o final do ano. “Até o fim do ano teremos mais 22 equipamentos a serem instalados. Todos com o mesmo propósito em diminuir acidentes e óbitos no trânsito”, completou.

Share Button
WWebsites

Leia Também

Detran faz leilão nesta terça, 18

Amanhã, 18, será realizado o 53º Leilão de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). …