domingo, 21/04/2024
Produtos de Sergipe
Setur promoveu a degustação do famoso amendoim de Itabaiana e de cachaças produzidas em Sergipe, durante o Sealba Show, evento que contribuiu para movimentar a cadeia turística Fotos: Ascom/Setur

Turismo de negócios ganha força em Sergipe

Compartilhe:

Ano a ano, Sergipe tem se consolidado no segmento do turismo de negócios. Nota-se, aliás, um crescimento no número de feiras e eventos que impactam diretamente a economia e contribuem para movimentar a cadeia turística ao atrair visitantes de outros estados que buscam produtos, tecnologia e serviços para alavancar os próprios negócios. Em 2023, o exemplo mais recente é o Sealba Show, realizado entre os dias 1 e 4 de fevereiro, em Itabaiana, no Agreste sergipano.

Produtos, insumos e maquinários
Produtos, insumos e até maquinários à venda na Sealba Show 2023 contabilizaram milhões em negócios

A segunda edição do Sealba Show abriu o calendário anual de feiras voltadas ao agronegócio. Durante a abertura oficial na última sexta-feira, 3, a superintendente do Sebrae/SE, Priscila Felizola, destacou ser esse o maior evento de agronegócios da região Nordeste e o 3º maior do Brasil. “Além dos investimentos da montagem de toda a estrutura, o Sebrae/SE vem apoiando com diversas ações para contribuir com desenvolvimento rural. De forma pioneira, e em parceria com Senar, trouxemos um espaço de conhecimento e experiência, que contou com realidade virtual, arena, atendimento de consultores e divulgação dos nossos produtos”, disse.

Segundo Ivan Sobral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), entidade organizadora do evento, o objetivo principal da feira foi justamente realizar negócios com o setor agro. Assim, nos estandes, foram expostos implementos, máquinas, insumos, lançamentos, tudo o que há de mais moderno e atual para o campo. Foram apresentados produtos de 160 marcas de Sergipe, Alagoas e Bahia para cerca de 20 mil pessoas que visitaram o Parque de Exposição Cunha Menezes.

Bons negócios

Por indicação de um amigo que deu boas referências sobre o Sealba, o agricultor José Erinaldo de Melo, de Lajedo, em Pernambuco, esteve no evento pela primeira vez. Ele foi em busca de maquinário para ampliar a produção. “Aqui tem as marcas de referência. Então, não poderia deixar de participar”, afirmou.

Além de Erinaldo, o também produtor rural Luís Antônio Queiroga, que já conhecia o evento, veio da cidade pernambucana de Maraial. Este ano, segundo ele, o objetivo foi focar na concretização de negócios. “Estou pesquisando soluções nas áreas de agricultura de precisão, drones e colheita de milho”, explicou, destacando ainda a organização e a localização acessível do evento.

Bastante otimista, o governador Fábio Mitidieri reforçou o compromisso do Governo do Estado com o agronegócio. No evento, ele entregou os dois primeiros certificados do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) a proprietários de dois laticínios do município de Nossa Senhora da Glória. Desse modo, Mitidieri acredita que o reconhecimento vai promover uma transformação para Sergipe. “Os avanços atingem a geração de emprego e renda e concorrência, pois vai nos possibilitar que possamos ter nossos produtos vendidos em outros estados”, disse.

Aves de rapina
Público vivenciou experiência com as aves de rapina do Parque dos Falcões, localizado na Serra de Itabaiana

Impacto

Estima-se que, nesta edição da Sealba Show, tenham sido movimentados aproximadamente R$ 80 milhões. Tal volume de negócios, sem dúvida, impacta positivamente a economia e reverbera paralelamente em outro segmento: o de turismo. Explica-se: o conjunto de atividades turísticas decorrentes de encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social é denominado turismo de negócios. A modalidade, que ganha cada vez mais espaço no Brasil, cresce com a constante globalização econômica, o avanço da tecnologia e o permanente aperfeiçoamento dos meios de transporte.

De acordo com Ivan Sobral, em Itabaiana, a rede hoteleira teve 100% de lotação, sem contar a boa ocupação em hotéis e pousadas de Aracaju. Os restaurantes daquele município também estavam lotados, e o comércio de Itabaiana e região foi superaquecido. “Tivemos participação maciça de diversos produtores rurais, visitantes que vieram de outros estados. Eles aproveitaram também para conhecer as belezas naturais de Sergipe, porque temos muito a oferecer”, acrescentou o presidente da Faese.

Potencialidades turísticas

No balcão da Setur, os visitantes receberam material promocional sobre as potencialidades de Sergipe

No estande do Governo de Sergipe, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoveu as potencialidades turísticas do estado, entre elas, os atrativos da região Agreste. Para tanto, foi feita distribuição de material promocional aos visitantes e degustação de amendoim e das cachaças Boa Luz, Xingó, Reserva do Barão e Boate Azul, além do gin The Lengend, bebidas produzidas em território sergipano. Além disso, o público vivenciou uma experiência especial com as aves de rapina do Parque dos Falcões, localizado na Serra de Itabaiana.

O secretário da pasta, Marcos Franco, declarou que a participação no Sealba foi uma pequena e encantadora mostra do potencial turístico que Sergipe tem a oferecer. Diante disso, destacou a importância de apresentar à cadeia corporativa do agronegócio a multiplicidade do turismo no estado. “Sergipe possui uma grande diversidade de destinos e de belezas naturais a serem explorados. Temos também uma culinária deliciosa que carrega tradição e cultura por meio do uso dos ingredientes tipicamente sergipanos. E ainda temos um povo cheio de talento e hospitaleiro”, disse o secretário.

Lucas Andrade Moniz, de Vitória da Conquista, Andrei Argolo Barreto, de Presidente Tancredo Neves, e Raul Ferreira Loula, de Irecê, todos municípios baianos, visitaram a Sealba pela primeira vez. Estudantes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), além de visitarem vários expositores por interesse acadêmico e para produzir network, eles estiveram no estande da Setur, a fim de conhecer um pouco mais sobre Sergipe.

No evento, eles aproveitaram para experimentar as cachaças disponibilizadas para degustação. “A cachaça recebeu o ‘selo baiano de aprovação’. Muito boa! E o amendoim também é delicioso. Vocês estão de parabéns. Em breve, vamos voltar para conhecer melhor o estado”, comentou o jovem Raul, que também é produtor rural.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Governo do Estado reforça parcerias para divulgar Destino Sergipe

O Governo do Estado está focado em divulgar e fomentar o período junino na capital …

WhatsApp chat