segunda-feira, 22/04/2024
Recursos viabilizam múltiplas ações em prol da mobilidade urbana

Receita de multas de trânsito gera investimentos em prol da mobilidade urbana

Compartilhe:

Na capital sergipana, os recursos provenientes de multas de trânsito são utilizados pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para viabilizar múltiplas ações em prol da mobilidade urbana, que vão desde novas pinturas de sinalizações de trânsito, à manutenção de semáforos e reformas de ciclovias e terminais de integração.

Segundo o secretário Municipal da Fazenda e superintendente interino de Transportes e Trânsito de Aracaju, Jeferson Passos, os valores arrecadados com o pagamento das multas são aplicados ordinariamente, em serviços que fazem parte do trânsito.

Recuperação de abrigo“Os recursos adquiridos por infrações de trânsito em Aracaju são aplicados na melhoria e manutenção de tudo que engloba o trânsito, a exemplo da compra de tintas para pinturas de sinalização viária, aquisição de caminhão de pintura, como foi feito ano passado, compra de materiais que são utilizados em operações de trânsito e na fabricação de placas, manutenção de ciclovias e terminais de integração, fiscalização eletrônica para dar mais segurança ao trânsito, manutenção de semáforos e reformas de abrigos de ônibus, locação de viaturas e motocicletas oficiais, e em readequações geométricas, como a que está sendo executada nas imediações da rotatória do Gelão, na avenida José Carlos Silva, e as que foram feitas nas avenidas Nestor Sampaio e Simeão Sobral. Ou seja, os recursos são investidos em prol da mobilidade urbana”, pontua o gestor, ao destacar que, além desses investimentos, os recursos são aplicados também em ações de educação para o trânsito.

Serviços corretivos

O diretor de Planejamento e Sistema da SMTT de Aracaju, Diego Carvalho, explica que a aplicação da verba originada das multas de trânsito ainda compreende os gastos com serviços corretivos.

Ele destaca que, somente neste ano, a SMTT já fez a reposição de mais de cinco mil metros de cabos de semáforos que foram furtados. “Em 2022, nove mil metros de cabos de semáforos foram furtados e precisamos fazer a reposição. É lamentável que aconteça esse tipo de ocorrência que, além de prejudicar o trânsito, onera os cofres públicos. Estamos constantemente fazendo a aquisição de novos cabos”, ressalta.

Reformas

Os recursos oriundos de infrações de trânsito também são utilizados em reformas de terminais de integração, que fazem parte da mobilidade. Recentemente, o Terminal de Integração do Centro foi recuperado e agora, o Leonel Brizola está passando por revitalização.

“As verbas oriundas de multas são investidas em ações previstas na legislação para atender progressivamente a mobilidade urbana, além de ampliar a capacidade de atuação da SMTT dentro das suas competências”, reforça Jeferson Passos.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Edvaldo abre 86ª Reunião Geral da FNP em Ribeirão Preto: “muitos desafios para o futuro das cidades”

Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira …

WhatsApp chat