domingo, 21/04/2024
Missa Templária
O reverendo Bruno Almeida celebra a Missa Templária em Sergipe, na Fazenda Aroeira Fotos: Rose Garcia

Realizada em Sergipe a primeira Missa Templária

Compartilhe:

Ir à igreja ou a outro templo religioso orar é necessário, mas ajudar o próximo é fundamental. Essa foi a tônica principal da homilia do reverendo Bruno Almeida, da Igreja Anglicana, que no domingo celebrou a primeira Missa Templária em Sergipe, ocorrida na Fazenda Aroeira, localizada às margens da BR-101, pertencente ao ex-grão mestre estadual Ibrahim Salim.  A celebração foi uma iniciativa do Sagrado Arco Real, fundado no Estado dia 25 de setembro de 2021, com a consagração do Capítulo Serigy número 105.

Embora a missa na Igreja Anglicana tenha a mesma ritualística da missa católica romana, “foram inseridos elementos a partir da filosofia templária”, destacou o reverendo Bruno Almeida, ao ressaltar os três pilares da Maçonaria, que são liberdade, igualdade e fraternidade. Bruno, que é pároco da paróquia Anglicana do Bom Pastor, em Salvador, chamou a atenção para a importância das pessoas atuarem na comunidade onde vivem, auxiliando os mais necessitados. Ele pregou que além da oração é importante ação.

“Foi excelente!”,  disse o cavaleiro templário Hernan Centurion, referindo-se à pregação do reverendo Bruno Almeida. “Muito mais que desavenças, o importante é o amor que  Jesus Cristo nos ensinou. Foi um momento ímpar que nos energizou bastante para seguirmos firmes e fortes, trabalhando com tolerância, temperança, fé e esperança em dias melhores.”

“A Maçonaria tem Deus como pilar maior. Nada mais justo que encerremos o ano agradecendo as conquistas realizadas. E rogar ao Grande Arquiteto do Universo um ano com harmonia, paz e concórdia para unidos construirmos, não só a Maçonaria, mas uma sociedade humana com liberdade, igualdade e fraternidade, que pertence a todo ser humano”, frisou Hernan Centurion.

Priorado

Clairton de Santana, grão-mestre estadual, e José Moisés, perceptor

A Missa Templária já está no calendário das atividades maçônicas do Grande Oriente de Sergipe, segundo o grão-mestre estadual, Claírton de Santana, que se emocionou durante a celebração da missa. “Para nós do GOB Sergipe é motivo de alegria e satisfação, é uma maravilha, pois os irmãos fundadores do Arco Real no Estado se empenharam bastante”, afirmou.

O perceptor e prior do Perceptório do Priorado Amor e União 53, José Moisés dos Santos, veio de Salvador especialmente para a Missa Templária, que para ele “foi um marco inicial”.  Ele espera que Sergipe tenha um Perceptório e um Priorado. “Sou um expansionista, temos que crescer de forma sustentável, trazendo para Sergipe os Cavaleiros de Malta”, afirmou.

De acordo com José Moisés, a Ordem Templária significa o aperfeiçoamento maçônico. “Um plus a mais que o mestre maçom precisa para se aperfeiçoar.  As lojas maçônicas seguem do grau 4 ao 33, como se fosse uma graduação. Já as Ordens Maçônicas Inglesas são como se fossem um doutorado para cada mestre maçom”, explicou.

O Arco Real é a continuação direta dos três graus da Maçonaria Simbólica. Seus membros, chamados de companheiros, se reúnem em capítulos de um Grande Capítulo. Os capítulos são governados por três Principais, que governam conjuntamente, e o Grande Capítulo é governado por três Grandes Principais.

Igreja Anglicana

O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica. O Anglicanismo fez parte do movimento reformista, que buscava confrontar a Igreja, que ficou conhecido como Reforma protestante.

Os anglicanos celebram a sua liturgia em terras brasileiras desde o início do século XIX. Entretanto, a igreja voltada especialmente para os brasileiros começou intencionalmente em 1890, quando os missionários americanos Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris estabeleceram a primeira missão em Porto Alegre.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de …

WhatsApp chat