quinta-feira, 25/04/2024
Juliano Cesar Faria Souto
Juliano Cesar: "Conseguirei cumprir a meta e entregar os resultados desejados"

Metas, cobranças, resiliência, resultados consistentes

Compartilhe:

Por Juliano Cesar Faria Souto (*)

 

Alguns desafios nos são postos em nossa vida pessoal e profissional e temos de saber enfrentá-los a despeito do quanto essa decisão possa mudar nossos conceitos, paradigmas, planos e aspirações.

Ao iniciar minha vida laboral aos 14 anos e estar atuando na linha de frente das empresas por mais de 40 anos, vislumbrei há 05 anos que a melhor decisão seria abrir espaço para uma renovação na gestão, sendo essa  através da  profissionalização do nível executivo e formação dos sucessores na linha estratégica (conselho).  Dito isto definimos uma data limite para minha aposentadoria executiva:  27.02.2024.

Final do ano passado, na reta final, após análises técnicas e reflexão própria e referendo do conselho familiar,  tomei a decisão de adiar essa data para 2030. Certo de que hoje,  com mais maturidade e com o aprendizado desses anos, conseguirei cumprir essa meta e entregar os resultados  desejados .

Nestes meses, pós decisão, minha principal missão é trazer o time junto para me apoiar na  implementação do dia a dia e formação de uma equipe de líderes capacitados, resilientes e com alta performance na entrega de resultados. Para tal investimos em promoções internas como a Dra Viviane como gerente DHO, desenvolvimento humano e organizacional, aliamos a experiência de meu amigo José Raimundo na logística e meus companheiros de jornada, José Anilton e Edilson na liderança das UN lojão e distribuição; cada um formando pouco a pouco um time de novos líderes mais jovens que nos sucederão. Para completar conhecimento e método através da conceituada MIDFALCONI nas operações e IBGC  (Instituto Brasileiro Governança Corporativa) onde as sucessoras Dra Fernanda Souto, Dra Maria Luísa e Dra Maria Julia obterão os conhecimentos necessários para tocar a visão estratégica e corporativa.

Próximo ao final do ano,  ajudado e motivado neste desafio  por um trecho da  palestra ministrada pelo  admirado e vitorioso ex-treinador de volei Bernardinho, faço agora um resumo de suas colocações sobre liderança – metas e equipe.

  • LIDERANÇA: detecta, ajuda, viabiliza, apoia, investe para extrair o máximo e para transformar o potencial de  seus times em resultados, sendo a cobrança uma das ferramentas eficazes para alcançar esse objetivo.
  • COBRANÇA:   busca reconhecer a capacidade/potencial do time. Não o fazer é frustrar as expectativas de desenvolver o máximo potencial de suas equipes
  • CONFIANÇA: assegura alicerce para uma relação de cobrança. Seu time tem que acreditar/confiar em você para aceitar suas  cobranças.
  • SINAL AMARELO: este surge quando a liderança deixa de cobrar.  Podemos estar vivenciando uma fase crítica de “harmonia excessiva” na qual impera a falta de confiança  e perda de expectativa  entre o líder e seu time .
Resiliência: capacidade do profissional superar seus desafios Imagem: Blog do Klist

Para dar consistência e transformar as metas e consequentemente cobrança em resultados precisamos trazer um componente pessoal interno: resiliência.

Inicialmente, vamos deixar claro a que se refere em termos simples:

resiliência: capacidade do profissional superar  seus desafios e pontos de melhoria com mais tranquilidade.. aprender  com situações adversas e ser capaz de ver o lado positivo delas.

 

Para tal, como quase tudo, podemos desenvolver essa habilidade das seguintes formas:

  • Ser uma pessoa adaptável
  • Focar em atitudes assertivas
  • Aprender com as situações
  • Procurar formas de liberar o estresse e a tensão
  • Confiar em si mesmo
  • Ter bases de apoio.

Outro ponto: resiliência requer persistência  (insistir nas ações) com elevado grau de adaptabilidade aos novos conceitos e mudanças de rumo.

Por fim, entendo que a resiliência pode ter um reforço espiritualizado muito ligado ao seu propósito de vida e suas crenças que podemos encontrar, inclusive, em  textos sagrados tais como :

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”  Filipenses 4.6,7.

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Tiago 1.12

 

O texto acima é minha livre interpretação dos artigos abaixo, portanto pode não refletir exatamente a mensagem dos autores, tampouco a posição das entidades empresariais que o autor participa.

Para fundamentar o texto foram consultados materiais de terceiros, tais como:

https://youtube.com/shorts/wnxWDjvTO2M?si=mZkG_aQ6x6gHiF7F.  

https://bibliacompartilhada.com/resiliencia-crista/

https://rockcontent.com/br/blog/resiliencia/ 

https://www.conexasaude.com.br/blog/resiliencia/#:~:text=Muito%20usada%20para%20descrever%20o,e%20equil%C3%ADbrio%20frente%20%C3%A0s%20adversidades

 

Compartilhe:

Sobre Juliano César Faria Souto

Avatar photo
Estanciano,  59  anos , administrador de empresas graduado de Faculdade  de Administração de  Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV.   Atua como Sócio Administrador da empresa FASOUTO  no setor atacadista distribuidor e auto serviço .   Líder empresarial exercendo, atualmente , o cargo de vice - presidente da ABAD -  Associação  Brasileira  de Atacadistas e Distribuidores. 

Leia Também

Calçada da Fama

A tormentosa viagem de uma ideia ruim

Por Luciano Correia (*)   O jornalista Aparício Torelly, o célebre Barão de Itararé, dizia …

Um comentário

  1. Parabéns Juliano, excelente reflexão.

WhatsApp chat