quinta-feira, 09/04/2020
As horas mais divertidas: férias Foto: Agência Brasil

Alimentação&férias escolares: equilíbrio

Compartilhe:
(*) Talita Costa

Férias escolares chegaram e a mudança na rotina da garotada também!

Capa do e-book Férias Gourmet, de Talita Costa

Além disso, o verão e o calor faz com que as crianças e adolescentes curtam mais piscina e praia. Mas, e os cuidados na alimentação?

Sucos naturais, frutas, água de coco, castanhas, sorvetes artesanais, entre outros alimentos são exemplos de lanches saudáveis que devem ser consumidos nessa temporada.

Porém, muitas vezes, “os pequenos” são bombardeados pela mídia a consumirem guloseimas e doces, pois em época de férias, tudo pode!?  Mas, não é bem assim!

No decorrer do ano letivo, a escola e os pais devem incentivar uma alimentação saudável e balanceada a fim de evitar doenças e suprir as necessidades de nutrientes desta fase.

Ao iniciar o período de férias, esse incentivo deve continuar, abrindo exceções em festinhas ou um dia no final de semana. Dessa forma, a criança entende que a saúde dela é importante para seu crescimento e desenvolvimento e que nas férias, ela pode curtir mais um pouquinho. É importante que os pais realizem atividades com receita e culinária com seus filhos, fazendo por exemplo, sorvetes ou sanduíches naturais e mostrando que quanto mais fresca a alimentação, mais saborosa ela fica.

Matéria relacionada: Nutricionista lança e-book, amanhã, na Bienal do Livro de Itabaiana

Não esquecer também da ingestão de água a fim de evitar a desidratação! Outro cuidado que deve-se ter é com a conservação dos alimentos que são levados para as atividades fora do lar. Sempre utilizar sacola térmica ou gelo. Cuidado com frituras, industrializados e refrigerantes, esses alimentos não são saudáveis e ainda podem causar desidratação pelo alto teor de sal e açúcar.

A educação alimentar é uma constante na vida das pessoas, toda a família deve estar inserida no processo e dessa forma fica mais fácil manter as regras.

(*)Talita Xavier Costa é nutricionista e escreve quinzenalmente, às sextas-feiras, no portal. Ela é pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição; e especialista em Alimentação Escolar.

Compartilhe:

Leia Também

O que será das finanças, quando a pandemia passar?

Nas últimas semanas falamos como a pandemia da Covid-19 é problemática para todos os setores, …