terça-feira, 21/11/2017
Início » Editorias » Família » Tudo que precisamos saber sobre Febre Amarela
febre amarela

Tudo que precisamos saber sobre Febre Amarela

Share Button

Tanto escutamos sobre a Febre Amarela, que ficamos preocupados com essa doença que tem alarmado pessoas de todo o Brasil. Esse surto iniciou em dezembro e as cidades com casos confirmados são: Minas Gerais com 375 casos da doença, Espírito Santo, com 109 confirmações e São Paulo com 5. O Rio de Janeiro, que foi o último estado a entrar na lista da febre amarela, está com 3 casos confirmados.

A Sociedade Brasileira de Infectologia elaborou um material muito completo a respeito desse grave problema de saúde pública.

1) O que é febre amarela?

É uma doença causada por um vírus, sendo transmitida por mosquitos. A doença pode ocorrer nas regiões de matas e nos ambientes silvestres, por esta razão chamada febre amarela silvestre. Quando a doença ocorre nas cidades é chamada de febre amarela urbana.

2) Quais são os fatores de risco?

Qualquer pessoa não vacinada que resida ou viaje para as áreas com risco de transmissão da doença possui risco de contrair a febre amarela.

3) Quais os sintomas da febre amarela?

A maioria das pessoas que adquire o vírus da febre amarela não apresenta sintomas. Quando os sintomas aparecem, as pessoas têm febre baixa, dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas, dor de cabeça, dor nas articulações, náuseas e vômito e fraqueza.

Esses sintomas duram entre três e quatro dias e vão diminuindo até desaparecer, mas alguns pacientes podem ter sintomas mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples ou já ter o quadro clínico de forma rápida, podendo atingir vários órgãos do corpo, principalmente o fígado e os rins. Os sintomas dessa fase são febre alta, icterícia (amarelidão) pela inflamação no fígado, vômitos com sangue, urina escura, sangramentos de pele e olhos avermelhados. Em casos mais graves o paciente pode evoluir muito mal e morrer.

4) Existem tratamentos para a febre amarela?

A forma mais eficaz de evitar a febre amarela é por meio da imunização. A vacina é constituída de vírus vivo atenuado, isso quer dizer que ele foi enfraquecido para não causar doenças em pessoas saudáveis. O vírus age estimulando o organismo a produzir a própria proteção contra o vírus e o efeito aparece cerca de 10 dias após a injeção. Apresenta eficácia acima de 97,5% e a proteção persiste por mais de 40 anos.

Assim como outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a febre amarela não possui tratamento específico. O paciente deve ter os sintomas tratados, repousar, hidratar-se bem e, em caso de sangramento, fazer reposição de sangue. Os casos graves da doença exigem internação.

5) Como podemos a prevenir a picada desse mosquito?

  • Passos para a prevenção de picada do mosquito
  • Usar camisas de mangas longas, calças compridas de preferência de cor clara.
  • Ficar em lugares fechados com ar condicionado ou que tenham janelas e portas com tela para evitar a entrada de mosquitos.
  • Dormir debaixo de mosquiteiro.
  • Evitar o uso de perfumes durante atividades ao ar livre nos ambientes de matas silvestres.
  • Usar repelentes adequados. Quando usados como orientado são seguros e eficazes mesmo na gestação ou amamentação.
  • Sempre seguir as orientações das bulas.
  • Evitar uso de produtos com associação de repelente e protetor solar na mesma formulação.
  • Se for usar protetor solar, aplicá-lo antes da aplicação do repelente.
  • Podem-se utilizar roupas impregnadas com permetrina.
    • Não usar produtos com permetrina diretamente na pele.

         Para crianças:

  • Não usar repelente que tenham o DEET como princípio ativo em crianças com menos de 2 anos de idade.
  • Os repelentes que têm como princípio ativo a icaridina podem ser utilizados em crianças a partir de 6 meses de idade, dependendo da concentração, conforme recomendação em bula.
  • Vestir as crianças com roupas que cubram braços e pernas.
  • Cobrir berços e carrinhos com mosqueteiro impregnado com permetrina.
  • Não aplicar repelente nas mãos das crianças.

O Ministério da Saúde recomenda que moradores dessas regiões ou pessoas que devem visitar esses lugares estejam vacinadas com pelo menos 10 dias de antecedência. Veja se a sua cidade está na lista da vacinação contra a febre amarela.

 Visite  o blog: www.danitagarela.com.br

Share Button
WWebsites

Leia Também

Converse com os familiares e amigos e evite uma tragédia

De 2011 a 2015, 650 pessoas se suicidaram em Sergipe

De 2011 a 2015, 650 pessoas em Sergipe se suicidaram, segundo dados do Ministério da ...

Deixe uma resposta