sábado, 23/03/2019
Início » Editorias » Cultura » Galeria J. Inácio promove mostra do artista Crec Leão
Duplichaves
Esses quadros de Crec Leão farão parte da exposição

Galeria J. Inácio promove mostra do artista Crec Leão

Publicado em 3 de julho de 2017, 13:47

Com elementos referentes à época do cangaço no Brasil, a exposição “Cangaço Moderno – Segunda edição” do artista pernambucano Crec Leão irá compor o espaço da Galeria J. Inácio na próxima quinta-feira, 06, às 19 horas. A exposição conta com 20 quadros que trazem imagens dos comandados de Lampião em combate junto a suas histórias contadas e fotografadas.

O conceito é dividido em partes dentro da série: as obras que levam o nome de Lampião trazem o personagem sertanejo para um futuro que ainda não existe em que a personificação do anti-herói se faz latente como um personagem híbrido de histórias em quadrinhos. As peças tratam um contexto amplo misturando épocas, dinâmicas sociais e cores, explorando materiais convencionais e não convencionais, à técnica das pinturas é diversa. Em parte dos quadros, o artista apresenta detalhes do Banditismo no Nordeste numa visão moderna.

A exposição faz parte dos projetos selecionados pelo Edital de Ocupação da Galeria de Artes J. Inácio 2017, que irá promover um total de seis mostras até dezembro. A Galeria fica em anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju. Escolas e grupos interessados em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1969.

Pernambucano radicado em São Paulo, residindo em Aracaju há mais de seis anos, o artista plástico Crec Leão, trás para suas telas a diversidade cultural ao qual foi submetido no decorrer de sua carreira também como musico. As obras, na sua maioria, abusam das cores, com referencia da pop arte e do dadaísmo. Influenciado por histórias em quadrinhos de heróis, começou a desenhar desde os quatro anos e conseqüentemente transportou sua técnica para terceira arte.

Edital –  Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Edital de Ocupação da Galeria J. Inácio visa estimular a produção arte visual em Sergipe, assim como oferecer ao público acesso a mostras de qualidade. Voltado para propostas de exposições individuais ou coletivas, o edital destina R$ 6mil para cada selecionado, financiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart).

Este é o segundo ano consecutivo que a Secult lança o edital. Em 2016, 17 projetos foram inscritos concorrendo pelas seis mostras que foram realizadas ao longo do ano. Já nesta segunda edição, a procura de artistas aumentou, com um total de 36 propostas inscritas.

 

 

Leia Também

Marcelo Ribeiro lança seu 17º livro no Villa Veron

O médico e escritor Marcelo Ribeiro lança hoje, 12, às 19 horas, no centro gastronômico …