terça-feira, 23/10/2018
Início » Editorias » Cidades » Fecomércio lança livro sobre os 70 anos da instituição
Duplichaves
Laércio reuniu os ex-presidente da Fecomércio na solenidade

Fecomércio lança livro sobre os 70 anos da instituição

Share Button

Um mergulhar na história do comércio sergipano, com detalhes pitorescos e muito fôlego. Esse  é um convite para a leitura do livro “Comércio em Sergipe: Histórias e histórias”, da jornalista Mônica Pinto, cujo lançamento aconteceu na noite da quinta-feira, no Hotel Sesc Atalaia para comemorar os 70 anos de fundação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio).

Durante a solenidade, o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, chamou ao palco os ex-presidentes e coube a Walker Carvalho falar em nome de todos. Ele lembrou, por exemplo, da época em que aconteceu um fato inusitado: os empresários decidiram fazer greve e fecharam as lojas para mostrar aos governantes o quanto a categoria era forte. E conseguiram esse objetivo.

Uma edição em PDF do livro estará disponível no site da Fecomércio

Em seguida, a jornalista Mônica Pinto agradeceu às 25 pessoas que foram entrevistadas no livro e fez um relato especial sobre a empresária Raimunda, da Passarela, que lhe providenciou fotos exclusivas que estão no livro. A mobilização foi tão grande por parte da empresária, que Mônica contou que “tem até o WhatsApp do porteiro do prédio onde dona Raimunda mora”.

Outra curiosidade do livro, desta vez contada por Laércio Oliveira, foi sobre a cidade de Maruim que teve um comércio tão pujante a ponto de ter três consulados. Para montar essas e outras histórias que compõem o livro, encadernado em capa dura, Mônica Pinto também buscou artigos antigos feitos, por exemplo, pelo historiador Luiz Antônio Barreto, já falecido, o professor e ex-secretário de Educação, Jorge Carvalho, dentre outros.

“Ter o privilégio de escrever a história do comércio para consolidar e definitivamente perpetuar para gerações vindouras é muito interessante. Quem folhear o livro vai entender como tudo se formou e viajar pelas experiências de tantos comerciantes importantes em nosso estado”, completou Laércio.

A Fecomércio Sergipe atua em todos os 75 municípios do Estado por meio de suas unidades móveis de saúde e educacionais do Sesc, bem como através das unidades móveis do Senac, que levam cursos profissionalizantes desenvolvidos com excelência para as pessoas de todos os estados, indo além de suas instalações físicas, sempre seguindo com o objetivo de formar profissionais.

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac está instalado nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Indiaroba, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória e está com novas unidades físicas em vias de implementação nas cidades de São Cristóvão e Propriá, preenchendo todas as microrregiões de Sergipe com unidades físicas.

Para quem não pôde comparecer ao lançamento do livro, a Fecomércio disponibilizará uma versão em PDF no site  – – www.fecomercio-se.com.br – nas próximas horas.

 

 

Share Button
WWebsites

Leia Também

SSP procura bandidos que roubaram arma de PM

A Secretaria de Segurança Pública informou hoje,19, que a Polícia Civil já sabe quem  foram …