terça-feira, 23/04/2024
Momento de oração no local onde o prédio veio abaixo

Prefeito se solidariza às vítimas do desabamento e agradece equipes que atuaram no resgate

Compartilhe:

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta terça-feira, 2, a conclusão do trabalho integrado entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado em auxílio às vítimas do desabamento de um prédio residencial no bairro Santo Antônio. Desde o ocorrido, na manhã do domingo, dia 31 de dezembro, profissionais de vários órgãos municipais e estaduais atuaram para socorrer as famílias atingidas pelo desastre provocado pela explosão de um botijão de gás. O gestor da capital lamentou o fato, solidarizou-se com as famílias das vítimas e agradeceu a todos os profissionais envolvidos na operação de resgate e salvamento pelo empenho e dedicação para salvar vidas.

prédio
Destroços do prédio

“O que aconteceu aqui foi uma tragédia, infelizmente, como acontece ainda em qualquer lugar em que ocorre um descuido com um botijão de gás, como houve aqui, uma explosão grande, com cinco vítimas fatais. As equipes da Prefeitura e do Estado estão aqui no local do desabamento desde que esse fato lamentável ocorreu, estamos prestando todo o apoio possível às vítimas e aos seus familiares, a quem nos solidarizamos. Fizemos um trabalho conjunto bastante importante, com atuação de equipes da Defesa Civil do Município e do Estado, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Samu, da Assistência Social, dos agentes de limpeza, então também viemos agradecer a todos eles pelo trabalho que desempenharam”, afirmou o prefeito.

De acordo com Edvaldo, os órgãos competentes farão a devida apuração acerca das causas do ocorrido para que as providências legais possam ser adotadas. “Vamos responsabilizar os que tiverem que ser responsabilizados, e vamos aumentar ainda mais o trabalho de fiscalização, um serviço que o município realiza diuturnamente, mas que não evitaria uma tragédia como essa”, frisou.

Para o governador Fábio Mitidieri, que também acompanhou a conclusão do trabalho das equipes de resgate no local do desabamento, as características do imóvel, que possuía, de modo irregular, um residencial multifamiliar em seu interior, sem qualquer tipo de licença, dificultava o trabalho dos órgãos de fiscalização, “que não tinham condições de visualizar a obra que havia no fundo do imóvel”. “Ocorreu uma tragédia, e agora, passado todo esse trabalho inicial, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, começa o trabalho de identificação das razões que levaram a esse vazamento de gás. E é bom destacar que, ainda que a obra fosse licenciada, isso não evitaria que esse fato ocorresse”, salientou.

Conforme detalhou o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, na manhã desta terça-feira, as equipes conseguiram localizar e resgatar as duas últimas vítimas que permaneciam desaparecidas entre os escombros da edificação, trabalho que contou com o auxílio de cães farejadores. “Todos os apartamentos do imóvel foram verificados, para que pudéssemos eliminar possíveis riscos. A Defesa Civil já está fazendo o relatório técnico de interdição de todo o imóvel para que possamos entregá-lo à proprietária”, disse, ao ressaltar que o prédio não oferece riscos às edificações vizinhas.

Secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana explicou que o apoio prestado visa, inicialmente, orientar as famílias. Ela contou que, após o ocorrido, 21 famílias buscaram o auxílio das equipes do município por terem ficado desalojadas. “Estamos fazendo um trabalho de avaliação quanto à situação de cada uma dessas famílias, para que possamos garantir o aluguel social às que tiverem direito a esse benefício, que é regido por uma lei específica e requer o atendimento de algumas exigências, como ser morador de Aracaju”, pontuou a gestora, ao destacar que a Prefeitura seguirá prestando todo o auxílio necessário às famílias ao longo dia, durante a retirada de pertences que estão no imóvel.

 

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Sete em cada dez bancos brasileiros (75%) utilizam atualmente a biometria facial na identificação de …

WhatsApp chat