quinta-feira, 25/04/2024
Josué Mello e Claudefranklin
Josué Mello e Claudefranklin

Josué da Silva Mello – uma biografia

Compartilhe:

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)

 

N+6a última sexta-feira, 10 de novembro, estive em Feira de Santana-BA, lançando o livro “O poder transformador da escola na trajetória de vida de Josué das Silva Mello”. O evento aconteceu no Auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Estiveram presentes, além do biografado, acompanhado de sua esposa, a professora Tecla, suas filhas, genros e netos, a exemplo de Dra. Camilla Mello e Lima (autora do prefácio), também amigos e autoridades locais, a exemplo do professor do Campus, Jacson Machado, e do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. Para traduzir o que foi aquela noite, a seguir, o texto que compõe as duas abas do livro.

Conheci o biografado em 2011, quando o recebi em minha residência, na rua Tobias Barreto, 509, em Lagarto-SE. Trazia consigo um exemplar do livro comemorativo dos 80 anos do 2 de Julho (2008), com o qual me presenteou. Ao contar-me a sua história, conterrâneo do povoado Caraíbas, logo fiquei fascinado, dado que tudo me encanta quando o assunto é Lagarto, sua história, sua gente, sua cultura e a sua religiosidade.

Mello é um sujeito encantador à primeira vista e logo me conquistou como seu amigo, amizade que foi sendo burilada, naturalmente, com o tempo e ainda mais hoje, quando eu e minha família somos generosamente adotados pelos seus, a exemplo da professora Tecla, de suas filhas Cilene e Susana, e de seus genros Fred e Otto, afora netos e bisnetos.

Naquele mesmo ano, publiquei para a Revista Perfil um extrato biográfico dele, repercutindo positivamente não somente em Lagarto e até mesmo na capital sergipana, junto ao meio cultural e acadêmico que já frequentara desde 2007.

A ideia da escrita de um livro foi inevitável, mas jamais imaginei que pudesse ter sido o eleito pelo professor Josué Mello, frente a inúmeras outras pessoas mais capazes do que eu, do seu rico círculo de amizades que formou, notadamente entre Feira e Salvador, nos últimos sessenta anos.

Sim, eu fui eleito e agraciado com essa missão, que ao mesmo tempo foi também um grande desafio de ordem pessoal e intelectual, pois, trata-se de um estudioso católico, com estudos em torno dessa área, precisando mergulhar no universo presbiteriano, e dar lume a uma história de vida linda em todos os seus aspectos, sem nenhum receio de ser panfletário ou panegírico.

Ao longo dos últimos dois anos, estive com Josué e sua família algumas valiosas vezes, seja eu lá, em Feira, seja ele cá, em nosso torrão natal e identitário. Num primeiro momento, ainda sobre a pressão do quadro pandêmico imposto a nós pela Covid-19. Num segundo momento, mais protegidos, em oportunas e ricas tertúlias que passavam, incansavelmente, de duas a três horas de duração, todas elas devidamente registradas em áudio.

O presente trabalho chega ao seu termo, acredito, bem-sucedido. Para além de uma biografia, um norte de vida, uma inspiração para o nosso tempo tão marcado por enormes feridas de cisões religiosas, políticas e sociais. E é assim que pretendo que todos a percebam e a encarem: como uma graça para mim, que assino e a concebo; e como graça para todos os seus leitores, admiradores e entusiastas e amigos, como eu que, inevitavelmente, me tornei do sujeito e da sua obra.

Compartilhe:

Sobre Claudefranklin Monteiro

Claudefranklin Monteiro Santos
Professor doutor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe.

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat