segunda-feira, 11/11/2019
Início » Editorias » Política » Vinte seis municípios pedem tropas federais nas eleições
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
A palavra final sobre o envio ou não de tropas a Sergipe será do TSE Foto: TSE

Vinte seis municípios pedem tropas federais nas eleições

Compartilhe:

Vinte e seis dos 75 municípios sergipanos pediram o apoio de tropas federais para as eleições do dia 2 de outubro.  As solicitações já foram protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e serão analisadas pelo juiz relator dos processos Francisco Alves Júnior. Esse trâmite demorar até às vésperas das eleições e a decisão final será do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Nas eleições de 2014, o TSE aprovou o envio de tropas federais para 12 municípios em Sergipe. O secretário judiciário do TRE, Marcos Vinicius Linhares, explicou que os pedidos de tropas federais podem ser feitas pelo juiz eleitoral, promotor de Justiça e partidos políticos, ao analisar a situação de cada cidade.

O relator, juiz Francisco Alves Júnior, enviará ofício ao governador Jackson Barreto (PMDB) para que o Estado se manifeste em relação à segurança pública. Em seguida, os pedidos são analisados em plenário que decide se os municípios terão ou não tropas federais. Se o entendimento for positivo, essa decisão segue para o TSE que, poderá concordar ou não com o pleito. Se o TSE decidir pelo envio, aciona o Ministério da Defesa.

O apoio das tropas federais foi solicitado para  4ª zona eleitoral (Boquim e Arauá), 5ª zona (Capela e Muribeca), 6ª zona (Estância), 9ª (Itabaiana), 11ª (Japaratuba, Pirambu e Carmópolis), 12ª (Lagarto), 16ª (Nossa Senhora das Dores, Siriri e Cumbe), 18ª (Monte Alegre de Sergipe), 20ª (Malhador), 26ª (Ribeirópolis, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel do Aleixo), 28ª (Canindé do São Francisco e Poço Redondo), 31ª ( Salgado), 32ª (Brejo Grande e Ilha das Flores), 33ª (Poço Verde) e 34ª (Nossa Senhora do Socorro).

Compartilhe:

Leia Também

Justiça concede habeas corpus ao ex-prefeito Sukita; filha diz que haverá festa em Capela

A Justiça determinou a soltura, no final desta manhã, ao ex-prefeito de Capela, Manoel Messias …

WhatsApp chat