segunda-feira, 06/06/2022
Tadeu Figuera: "O fundamental é a gestão que foca na satisfação das partes interessadas"

Tadeu Figuera, certificador ISO: “As empresas devem estar com seus colaboradores adequadamente preparados”

Compartilhe:
As empresas, independente do porte e número de colaboradores, devem estar qualificadas para atender às demandas que surgem. Um dos exemplos é o que acontece no Estado de Sergipe, que vem chamando a atenção de todo o Brasil para a exploração de gás natural. Reunidos esta semana em Aracaju, os representantes das distribuidoras de gás natural do Nordeste chamaram a atenção para esse segmento e o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Hugo Santana de Figueiredo Júnior, destacou o protagonismo sergipano.

Para surfar com segurança neste boom do mercado, “as empresas devem estar com seus colaboradores adequadamente preparados, administrativa, técnica e psicossocialmente”, alerta oCEO da Fatos e Dados Soluções em Gestão Empresarial, Tadeu Figuera, que atua nos mercados baiano e sergipano, com certificação ISO e com gestão ambiental, de saúde e segurança, responsabilidade social empresarial, gestão e padronização de testes laboratoriais e sistemas de gestão da segurança alimentar.

Certificações
Certificações

Para Tadeu, que tem vasta experiência em certificações, “o fundamental é a gestão que foca na satisfação das partes interessadas”, sejam elas nas esferas públicas ou privadas. E ele alerta para algo importante: a satisfação do cliente. Aqui, ele explica, também, como surgiu o sistema ISO, as diversas certificações para o universo corporativo, onde é necessária a eficiência.

Dentre as certificações ele cita a ISO-9001:2015, cujo “objetivo é aumentar a consciência de uma organização de suas responsabilidades, compromissos assumidos, funções e empenho, visando a satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes e partes interessadas, e em alcançar a satisfação com seus produtos e serviços”.

Mas o que vem a ser exatamente a ISO, como obter essa certificação – ou certificações? É o que você vai saber ao  ler esta entrevista com Tadeu Figuera. Em Sergipe, a Fatos atende a seis empresas e é capitaneada aqui por Joberth José dos Santos.

Boa leitura.

SÓ SERGIPE – O Estado de Sergipe tem despontado com extrema relevância no campo econômico, principalmente através da cadeia de petróleo, gás e fertilizantes. Esta semana, inclusive, a Fecomércio promoveu um grande debate sobre esse tema. Dentro deste contexto, como as empresas sergipanas devem estar preparadas para este momento?

certificação
Tadeu fazendo palestra sobre a ISO

TADEU FIGUERA – As empresas devem estar com seus colaboradores adequadamente preparados, administrativa, técnica e psicossocialmente. Utilizar os requisitos, principalmente da ISO-9001:2015, pode ser um excelente caminho, principalmente se compreender o foco desta norma, que propõe a gestão por processos, fortemente alinhada com a garantia da eficácia da gestão e de alguma maneira incentiva a melhoria da eficiência dos processos.

SÓ SERGIPE – A gestão da qualidade seria fundamental?

TADEU FIGUERA – O fundamental é a gestão que foca na satisfação das partes interessadas, tais como: fornecedores, colaboradores, órgãos públicos e principalmente os clientes; gerencia por processos, garantindo a eficácia e melhorando a eficiência como proposto na ISO9001:2015, versão em vigor.

SÓ SERGIPE – O que significa ISO 9000?

TADEU FIGUERA – A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, não importando seu tamanho ou segmento.

Joberth, do escritório em Aracaju, e Tadeu

SÓ SERGIPE – Como nasceu a entidade reguladora para padronização da norma?

TADEU FIGUERA – Em 1926 foi criada a primeira entidade para padronização internacional “International Federation of the National Standardizing Associations” (ISA) que cessaram suas atividades em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial.

“Conforme últimos dados levantados pela ISO, a ISO 9001:2015, versão em vigor até a presente data, é utilizada por mais de um milhão de empresas e organizações em mais de 170 países.”

A sigla “ISO” se refere à International  Organization for Standardization, criada em 1946 após final do conflito internacional. Representantes de 25 países reuniram-se em Londres e decidiram criar uma nova organização para padronização, com o objetivo de “facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais”. Essa organização internacional trata-se uma entidade não governamental, essa nova organização iniciou suas atividades oficialmente em 23 de fevereiro de 1947 com sede em Genebra, na Suíça, hoje presente em cerca de 161 países, no Brasil é representada pela ABNT “Associação Brasileira de Normas Técnicas”. Conforme últimos dados levantados pela ISO, a ISO 9001:2015, versão em vigor até a presente data, é utilizada por mais de um milhão de empresas e organizações em mais de 170 países.

SÓ SERGIPE – Como nasceu a família de normas ISO?

TADEU FIGUERA – Nasceu de normas militares, antes da ISO várias normas foram criadas, dentre elas podemos citar:

Normas Militares Americanas – MIL STD. – Padronização.

MIL-Q-9858 – Foi a primeira norma de Especificações de Sistema da Qualidade.

MIL-I-45205 – Requisitos de um Sistema da Qualidade.

AQAP (Allied Quality Assurance) OTAN – Garantia da Qualidade.

DEF.STAN (Defense Standard) Reino Unido – Normas das Forças Armadas Sobre Sistemas da Qualidade.

BS-5750 (British Standard)

SÓ SERGIPE – Quando nasceu a primeira Norma ISO relacionada à qualidade?

TADEU FIGUERA – A primeira norma foi a ISO 9000:1987 , que baseou-se na BS-5750 (British Standard), norma de origem britânica. Ela ficou conhecida como norma de gestão, uma vez que não apenas especificava como se produzir mas também como gerenciar o processo de produção. Em 1977, o Comitê Técnico ISO TC 176 elaborou normas sobre qualidade. Com a globalização na década de 1980, aumentou a necessidade de normas internacionais, principalmente a partir da criação da União Europeia. Em 1987, são aprovadas as Normas ISO 9000. NBR ISO 9000 – Tradução literal do texto original.

SÓ SERGIPE – Qual é a última versão e quando entrou em vigor?

TADEU FIGUERA – A versão que está em vigor é a ISO 9001:2015 e entrou em vigor em 10 de outubro de 2015. A revisão da norma NBR ISO 9001 para versão 2015 trouxe diversas mudanças, entre elas teve mudança na estrutura que são sete requisitos de aplicação e sete princípios de gestão e alterações nos requisitos e sua aplicação, itens e subitens da norma.

SÓ SERGIPE – Quais os principais propósitos da norma ISO 9001:2015?

TADEU FIGUERA – O seu objetivo é aumentar a consciência de uma organização de suas responsabilidades, compromissos assumidos, funções e empenho visando a satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes e partes interessadas, e em alcançar a satisfação com seus produtos e serviços.

Ela se destina a ajudar o usuário a entender os conceitos fundamentais, princípios e vocabulário de gestão da qualidade, a fim de ser capaz, de forma eficaz e eficiente, implementar um SGQ e perceber o valor de outras normas do SGQ. E princípios de qualidade que são universalmente aplicáveis.

SÓ SERGIPE – Ter um sistema de gestão de qualidade é estratégico para as organizações?

TADEU FIGUERA – Todas as organizações, pequenas ou grandes têm um sistema de gestão, o importante é utilizar uma metodologia que garanta a qualidade que impacta a satisfação dos clientes e promove a redução relativa dos custos.

SÓ SERGIPE – O que é um sistema de gestão?

TADEU FIGUERA – Com base na ISO 900:2015 item 3.5.3 Sistema de gestão é um conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos de uma organização (3.2.1) para estabelecer políticas (3.5.8), objetivos (3.7.1) e processos (3.4.1) para alcançar esses objetivos.

SÓ SERGIPE – Qual a importância da obtenção de uma certificação em normas série ISO?

TADEU FIGUERA – Geralmente uma norma internacional de gestão apresenta orientação adequadamente balizada, pois profissionais experientes participam de sua elaboração, então podemos garantir que ao utilizar uma norma internacional como a da ISO o resultado será positivo.

SÓ SERGIPE – Que tipo de empresa pode obter essa certificação?

TADEU FIGUERA – Todas, de qualquer segmento, tamanho, indústria, serviço, escolas etc.

SÓ SERGIPE – Quais os passos para obter a certificação?

TADEU FIGUERA –  De maneira bem objetiva: nomeação de um líder do projeto; seleção dos responsáveis por processos; elaboração das informações documentadas retidas e mantidas; treinamentos dos profissionais envolvidos; realização das auditorias internas; tratamento das não conformidades identificadas nas auditorias internas; contratação do organismo certificador; realização da auditoria de certificação; caso seja identificado alguma não conformidade; tratar as não conformidades; apresentar as ações corretivas para o auditor. Se aprovadas, a empresa é recomendada à certificação.

SÓ SERGIPE – Quais os principais clientes sergipanos e qual a meta de vocês para aumentar o portfólio? Afinal, como disse no início, a economia tem boas perspectivas para os próximos anos.

TADEU FIGUERA – Sulgipe, Unimed, Biorecycle, Aeroporto de Aracaju, Energisa, Sigma Postes de Concreto, Biorecycle;

estatística
Estatístico Walter Shewhart
Foto: Wikipedia

SÓ SERGIPE – Além da gestão de qualidade, em que mais a Fatos e Dados atua?

TADEU FIGUERA – Atuamos com gestão ambiental, de saúde e segurança, responsabilidade social empresarial, gestão e padronização de testes laboratoriais e sistemas de gestão da segurança alimentar.

“…se toda decisão for baseada em fatos e dados adequadamente levantados erraremos muito menos!”

SÓ SERGIPE – Uma curiosidade: por que o nome da empresa é Fatos e Dados?

TADEU FIGUERA – Em 1993, o fundador da empresa, Luiz Fernando leu em uma revista a seguinte frase: “Toda organização deve ter foco na satisfação das pessoas e toda decisão deve ser baseada em Fatos e Dados” de autoria do estatístico Walter A. Shewhart.  E hoje, depois de 28 anos, temos a certeza, se toda decisão for baseada em fatos e dados adequadamente levantados erraremos muito menos!

SÓ SERGIPE – Dentre os treinamentos, cursos e consultorias realizados, o senhor tem ideia de quantas pessoas já formou?

TADEU FIGUERA – Já treinamos mais de 5.000 profissionais; formamos, entre auditores e auditores líderes, mais de 600 profissionais e já preparamos para certificação mais de 200 organizações.

 

 

As últimas Entrevistas
Compartilhe:

Leia Também

“Nosso objetivo é estimular a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável”, diz Aline Guimarães, coordenadora da Academia da Cidade

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de …

Deixe um comentário

WhatsApp chat