sexta-feira, 15/01/2021
Covid-19: números de casos e mortes em queda

Sergipe é o estado com o maior percentual de contaminação por coronavírus no país, diz estudo da PUC-Rio e FGV

A situação de Sergipe é preocupante

Neste momento, Sergipe é o estado com o maior percentual de contaminação por coronavírus no país, segundo a plataforma Covid-19 Analytics, da PUC-Rio e a FGV. Para chegar a esse número, os pesquisadores consideram o Rt, que mede a taxa de retransmissão do vírus. Quando ele está abaixo de 1, significa que a média de pessoas contaminadas por um infectado está abaixo de uma, o que indica uma redução no ritmo da epidemia.  Vários estados já atingiram um Rt menor que 1, como Amazonas, Pará e Maranhão que tiveram picos de casos mas agora estão com percentual de contaminação abaixo de 1.

 

A Bahia tem um Rt de 1,26, que ainda é considerado alto, mas menor do que estados como Goiás e Sergipe e outros, a mas taxa de contágio do estado vizinho é de 1,96. Segundo especialista, ouvido pelo portal, a Bahia deveria estar fazendo um controle rígido de sua divisa com Sergipe, já que o Estado é um potencial transmissor.

A taxa de contágio (Rt), indicador mostra para quantas pessoas em média cada indivíduo infectado transmite o coronavírus. Na Bahia,  que tem a taxa de 1,26 para cada 100 contaminados passam o patógeno passa para outros 126, já em Sergipe para cada 100 contaminados, 196 são infectados e essa proporção cresce exponencialmente.

Fonte: Bahia Econômica

Leia Também

Procon divulga pesquisa para auxiliar consumidores na compra do material escolar

Com a proximidade do retorno das aulas presenciais na capital sergipana, aumenta, tradicionalmente, a procura …