quinta-feira, 25/04/2024
São 11 milhões de pontos de luz Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Sétima edição do Natal Iluminado no Centro de Aracaju traz 11 milhões de pontos de luz

Compartilhe:

Na última terça-feira, 14, a capital sergipana entrou definitivamente no clima natalino com o início da sétima edição do Natal Iluminado, projeto promovido pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), com o Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Sergipe (Senac/SE) e patrocínio das empresas Construtora Celi, Energisa e Maratá. Com o acendimento da decoração na região central, nas praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, o projeto atrai aracajuanos e turistas para essa área comercial, além de fomentar a economia local, gerando emprego e renda. Este ano, a decoração natalina das praças conta com 11 milhões de pontos de luz.

Natal Iluminado Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou a importância desse momento para todos os aracajuanos. “O Natal está chegando e é uma grande felicidade ver a magia dele se espalhando pelo Centro de Aracaju, com o Natal Iluminado. Este é um projeto que realizamos desde 2017 e que, a cada nova edição, tem crescido em tamanho e beleza, transformando a cidade em um circuito de decoração. Assim como nos anos anteriores, iniciaremos pela região central, que ganhará milhares de luzes e atrativos, estendendo depois para o Parque da Sementeira, orlas e avenidas. Somente nas praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos são mais de 11 milhões de pontos de luz, fazendo da região um polo turístico, atraindo visitantes, movimentando a economia e gerando emprego e renda”, afirmou.

O principal atrativo deste ano, no Centro, é a árvore de natal com 38 metros de altura. Para deixar os visitantes ainda mais encantados, o símbolo natalino é interativo e permitirá que as pessoas entrem em seu interior, através de um túnel de luzes. Também fazem parte da decoração outras peças, como anjos, estrelas, bolas e sinos. Durante o Natal Iluminado serão realizadas apresentações culturais e artísticas, como orquestras, corais e shows com artistas sergipanos, que irão animar as noites de novembro e dezembro.

O Natal Iluminado está inserido no calendário de eventos de Sergipe na alta estação e também inclui a decoração natalina no Parque da Sementeira e em outros pontos da cidade, como nas principais avenidas. Na Orla da Atalaia haverá ainda a Vila do Natal Iluminado, que será iniciada em 2 de dezembro, com vasta programação a ser desenvolvida pelo Governo do Estado em conjunto com a Fecomércio/SE.

O presidente do Sistema Fecomércio/SE, Marcos Andrade, afirmou que a ação se estenderá para outras cidades do interior, levando o desfile “Um Sonho de Natal”, que contará com 15 alas de alegorias, carros alegóricos e performance dos artistas. “Faremos a maior festa de toda história do Natal Iluminado. Todas as cidades participantes receberão o desfile, que é um espetáculo à parte. O Natal Iluminado é um evento que dá energia, literalmente, para o comércio e turismo de Sergipe. E agora vamos avançar para essa força chegar também ao interior. Faremos a maior festa natalina de todos os tempos”, disse Andrade.

Vendedores ambulantes

 

Foto: Arthur D’Ávila

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), juntamente com a Fecomércio/SE, organizou toda a logística do comércio ambulante durante a realização do Natal Iluminado, bem como a oferta de banheiros químicos ao público, pontos para a instalação de barracas, tendas, brinquedos e demais estruturas utilizadas pelos ambulantes. Conforme definidos entre os organizadores, peças recreativas, a exemplo de pula-pula e cama elástica, ficarão concentradas apenas na Praça Olímpio Campos, mantendo livre os espaços para a passagem dos visitantes, inclusive na área de acesso à Catedral Metropolitana.

Esta mesma preocupação está direcionada aos demais comerciantes. Com o alinhamento entre ambos os órgãos, grande parte dos pontos de venda serão alocados em áreas da Praça Olímpio Campos, enquanto que alguns ambulantes, em menor número, deverão ocupar apenas as laterais das outras duas praças, incluindo os que utilizam botijões de gás, seguindo orientação do Corpo de Bombeiros.

“Toda essa logística é pensada para garantir o máximo de controle no uso dos espaços públicos e, claro, a tranquilidade daqueles que irão prestigiar a decoração e os outros atrativos do Natal Iluminado. A equipe de fiscalização vai estar a postos, fazendo um trabalho de orientação aos comerciantes que forem contemplados e observando também para que todas as medidas preventivas, e que garantem o bem-estar coletivo, sejam efetivamente cumpridas”, reforça o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Foram definidos locais estratégicos para a colocação dos banheiros químicos, levando em conta a visibilidade e o fácil acesso pelo público. De acordo com o esquema, um total de 20 módulos de banheiros químicos serão alocados em áreas próximas à Galeria de Arte Álvaro Santos e ao Palácio Museu Olímpio Campos.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Prefeito Edvaldo condecora personalidades com a Ordem do Mérito Serigy e Medalha Inácio Barbosa

A noite desta segunda-feira, 22, foi de homenagens em reconhecimento ao trabalho de personalidades em …

WhatsApp chat