domingo, 08/09/2024
Durante a reunião, os secretários apontaram o que já vem sendo feito e o que está planejado nas ações relacionadas à prevenção das chuvas Fotos: Arthur Soares/PMA

Prefeitura de Aracaju se antecipa e traça estratégias preventivas para o período chuvoso

Compartilhe:

Preparar Aracaju para que enfrente o período chuvoso, previsto para iniciar no mês de março, com efetividade. Esta foi a pauta da reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura, coordenado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta quinta-feira, 24. No encontro, em que foi apresentado o Plano de Contingência do município para 2022, o gestor da capital destacou os bons resultados alcançados nos anos anteriores, a partir de ações integradas entre as secretarias, mas destacou que, diante das situações adversas registradas em outras cidades do país, “é necessário que a cidade se antecipe, com medidas preventivas”.

“Nos últimos anos, avançamos muito do ponto de vista de desastres naturais em Aracaju, ocasionados por fortes chuvas. Com o fortalecimento da nossa Defesa Civil municipal e com esse trabalho integrado que temos realizado, conseguimos uma grande evolução e nos tornamos mais eficientes, mais preparados. Ainda assim, temos visto situações adversas do clima no país, a mais recente em Petrópolis, e, diante disso, precisamos nos antecipar. Como temos feito todos os anos, estamos nos preparando para as chuvas que começam a ocorrer na cidade a partir de março. Por isso essa reunião, já em fevereiro, para discutir o nosso Plano de Contingência”, destacou o prefeito.

Plano de Contingência

Ao apresentar o Plano de Contingência, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, ressaltou que o planejamento da capital possui respostas “muito boas, sobretudo durante as chuvas”. Ele enfatizou a importância da somação de esforços entre os órgãos públicos municipais para a dinâmica do trabalho e frisou que esta ação integrada é fundamental para os bons resultados obtidos.

O major também expôs os números registrados nos últimos três anos com relação às chuvas na capital. Segundo Silvio, foram registrados, em média, 1.800 mm de chuvas nos anos 2019, 2020 e 2021, um volume acima da média histórica que é de 1.300 mm. De acordo com ele, a previsão para este ano é que o município supere a média novamente, registrando 1.800 mm. “O período de chuvas mais intensas ocorre, geralmente, entre abril e julho, conforme levantamento que fizemos sobre as precipitações na cidade, nos últimos 90 anos”, completou.

Ações preventivas

Luiz Roberto Dantas, presidente da Emsurb

Durante a reunião, os secretários apontaram o que já vem sendo feito e o que está planejado nas ações relacionadas à prevenção das chuvas. O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, informou que, somente em 2022, o órgão já realizou 14 intervenções mecanizadas e 20 manuais nos canais da cidade. Ele enfatizou também que “hoje, toda a programação de limpeza dos canais segue um planejamento, não é feito de maneira aleatória, mas considerando a necessidade, condição de cada canal e outras características das localidades”. Ele acrescentou que as equipes se manterão de plantão no Carnaval, caso ocorram chuvas.

Da mesma forma, o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, relatou que a empresa tem realizado estudos sobre obras necessárias para a contenção de alagamentos e de problemas em determinadas regiões da cidade. Ferrari também citou o projeto de desassoreamento do Rio Poxim, para o fim dos alagamentos no bairro Jabotiana, para o qual a administração já busca financiamento junto ao banco do Brics.

Participaram da reunião os secretários Luiz Fernando Almeida (Defesa Social), Jeferson Passos (Fazenda), Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), Carlos Cauê (Comunicação), Renato Teles (Transporte e Trânsito), Evandro Galdino (Governo), Waneska Barboza (Saúde), Luiz Roberto Dantas (Serviços Urbanos), Cecília Leite (Educação), Simone Dantas (Assistência Social),  além do coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, e do comandante da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Luiz Thadeu

São Luís, minha Ilha do Amor, faz 412 anos

  Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   Sou ilhéu, nascido na Ilha do …

WhatsApp chat