terça-feira, 23/04/2024
Devemos ficar atentos aos sinais referentes à Síndrome de Burnout e procurar apoio de um profissional caso seja necessário. Foto de WayHomeStudio na Freepik

O que é burnout e como ele afeta sua saúde

Compartilhe:

Por Carlos Elpidio Prado (*)

 

Você já se sentiu esgotado(a) no trabalho? Se sim, você pode estar sofrendo de burnout, um estado de estresse crônico que afeta a saúde física e mental dos profissionais. Mas o que causa o burnout? Existem vários fatores que podem contribuir para esse problema, mas alguns se destacam mais do que outros. Neste post, vamos falar sobre os quatro principais motivos que levam ao burnout e como evitá-los.

  • Cargas de trabalho mais pesadas: Quando você tem que lidar com muitas tarefas, prazos e responsabilidades, é normal se sentir sobrecarregado(a) e ansioso(a). Isso pode gerar uma sensação de falta de controle e de competência, além de prejudicar a qualidade do seu trabalho. Para evitar isso, é importante organizar o seu tempo, priorizar as atividades mais importantes e urgentes, delegar o que for possível e aprender a dizer não quando necessário.
  • Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Se você trabalha demais e não tem tempo para cuidar de si mesmo(a) e das pessoas que ama, você pode estar comprometendo o seu bem-estar e a sua felicidade. O trabalho é importante, mas não é tudo na vida. Você precisa reservar momentos para relaxar, se divertir, se exercitar e se conectar com os seus valores e propósitos. Assim, você consegue recarregar as suas energias e ter mais motivação e satisfação no que faz.
  • Mais pressão para obtenção de resultados: A competitividade do mercado e as exigências dos clientes podem fazer com que você se sinta pressionado(a) a entregar mais resultados em menos tempo. Isso pode gerar uma cobrança excessiva de si mesmo(a) e dos outros, além de aumentar o medo de falhar e de perder o emprego. Para evitar isso, é importante ter metas claras e realistas, buscar feedbacks construtivos e reconhecer os seus esforços e conquistas.
  • Alta demanda de trabalho por conta de equipes reduzidas: A pandemia do coronavírus trouxe muitos desafios para as empresas, que tiveram que se adaptar a novos cenários e reduzir custos. Isso pode ter impactado o tamanho das equipes e a distribuição das funções. Se você se sente sobrecarregado(a) por ter que assumir mais tarefas ou funções que não são da sua área, você pode estar sofrendo de burnout. Para evitar isso, é importante conversar com o seu gestor ou líder sobre as suas dificuldades e expectativas, buscar apoio dos seus colegas e buscar capacitação para as novas demandas.

O burnout é um problema sério que pode afetar a sua saúde física e mental. Por isso, é importante ficar atento(a) aos sinais e buscar ajuda profissional se necessário. Lembre-se: o seu trabalho é importante, mas a sua saúde é mais.

Compartilhe:

Sobre Carlos Elpidio Prado Jr.

(*) Publicitário, Designer. Empreendedor, CEO da JOB Connect, CPO/CMO da Spazio Valore Coworking e Escritório Virtual, Diretor de Comunicação e Marketing da Ancev - Associação Nacional de Coworkings e Escritório Virtual, integrante da Câmara Empresarial de  Serviços da Fecomércio/SE, Gestor da Câmara de Coworking do Sescap/SE, co-autor do livro "Empreender: Casos que Inspiram" e Mentor do Método WD2 e do DigitalksBR

Leia Também

Empreendedor

Isaac Hora, o Anjo Empooderado: uma jornada empreendedora cheia de resiliência e foco no universo encantado dos perfumes e cosméticos

Seu objetivo é levar amor, afeto e gratidão através de cada gotinha de perfume, empoderando …

WhatsApp chat