quinta-feira, 02/09/2021
Reunião, ontem, com representantes da Yazaki e Governo de Sergipe Foto: Pritty Reis

Governo de Sergipe oferece apoio a Yazaki Mercosul

Por determinação do governador Belivaldo Chagas, as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia  (Sedetec) e da Fazenda (Sefaz), bem como da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), estreitaram diálogo com o corpo diretivo da Yazaki, fornecedora direta da Ford com filial em Nossa Senhora do Socorro. Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (14), a direção da empresa Yazaki foi convidada a discutir ações para o novo momento, visando a manutenção das atividades da fábrica e dos empregos por ela gerados.

A equipe de secretários e técnicos do governo confirmou o propósito da gestão de continuar oferecendo suporte à fábrica, como já afirmado desde antes de sua instalação. A Yazaki conta com incentivos fiscais e locacionais previstos no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), disponibilizados pelo Governo de Sergipe através da Sedetec e da Codise. Iniciando as atividades no estado em 2013, a fábrica local emprega atualmente 2 mil funcionários.

“Estamos empregando todos os esforços necessários e possíveis em prol da manutenção das atividades da Yazaki, oferecendo apoio técnico e estrutural para toda a sua equipe. Seguimos otimistas de que esta cooperação poderá continuar trazendo bons frutos para o estado, assegurando a continuidade dos postos de trabalho e das operações na fábrica”, afirmou Belivaldo Chagas.

O secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho, o diretor-presidente da Codise, José Matos Lima Filho, e o superintendente executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, reforçaram o compromisso manifestado pelo governador Belivaldo.

Especializada na produção de peças elétricas e eletrônicas para veículos automotivos, a Yazaki de Sergipe direciona parte dos componentes fabricados à montadora de Camaçari, na Bahia, anunciada como uma das três unidades da Ford a serem descontinuadas no Brasil. A planta sergipana da Yazaki é a sexta do grupo no país, produto de um investimento de R$ 50 milhões em uma área construída de 19 mil metros quadrados. A Yazaki também destina parte de sua produção à Fiat Chrysler Automobile (FCA), no município pernambucano de Goiana.

Durante a reunião, o gerente de operações da unidade de Socorro, Thomas Pracuch, explicou que a direção mantém-se em comunicação com a equipe da Ford, não havendo até então informações confirmadas sobre o planejamento da fábrica de Sergipe para o próximo período. A unidade sergipana integra a  Yazaki Mercosul,  que se constitui por nove unidades de produção espalhadas pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Atualmente, parte da produção desse conjunto de fábricas é destinada à Ford.

A reunião contou com a presença do gerente de recursos humanos da Yazaki de Sergipe, Jorge Rodrigues, e do presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Socorro (Assedis), Celso Hiroshi.

Leia Também

Receita adia para 30 de setembro prazo de regularização do MEI

Cerca de 1,8 milhão de microempreendedores individuais (MEI) com tributos e obrigações em atraso referentes …