domingo, 21/04/2024
Volta às aulas
Volta às aulas Fotos: Marcelle Cristinne

Em Aracaju, alunos da rede municipal são beneficiados com ações de recomposição da aprendizagem e alfabetização 

Compartilhe:

Após um mês de férias letivas, cerca de 32 mil alunos da rede municipal de ensino de Aracaju retornaram às aulas na segunda-feira (14). Estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos encontraram as unidades de ensino preparadas para recebê-los neste início de segundo semestre letivo. Isso porque durante o recesso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu uma série de melhorias do ponto de vista estrutural e arquitetônico, visando dar um melhor conforto aos estudantes, professores e todos aqueles que atuam no ambiente escolar.

Para essa segunda etapa do ano letivo, a Prefeitura de Aracaju tem como principal meta alfabetizar todas as crianças ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. Para isso, a Semed desenvolve diversas estratégias, inclusive no período de férias . “Durante o mês de agosto fizemos um reforço pedagógico que atendeu cerca de duas mil crianças, que precisavam ter as suas habilidades leitoras, vinculadas à alfabetização, devidamente recompostas e fortalecidas”, ressalta o secretário da Educação de Aracaju, professor Ricardo Abreu.

Ricardo Abreu, Secretário de Educação

Para recompor a aprendizagem dos alunos, fortemente afetada durante os anos em que perdurou a pandemia da covid-19, a Semed tem feito, desde o ano passado, um trabalho constante de monitoramento e avaliação dos estudantes, tendo como norte a expectativa de que todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental cheguem ao final de 2023 devidamente alfabetizados. Essa meta atingida, ressalta Ricardo, será uma grande vitória para a cidade de Aracaju.

“Do ponto de vista pedagógico, precisamos ressaltar que a rede vem aprimorando os seus processos no que diz respeito ao acompanhamento da aprendizagem dos nossos estudantes. Somos uma rede com aproximadamente 32 mil alunos, que estão divididos em todas as regiões da nossa capital. Estamos implementando um modelo que garante que não tenhamos apenas uma ou duas escolas de excelência, mas que todas as escolas possam ter o mesmo padrão pedagógico”, salienta o secretário.

Com o objetivo de contribuir com a melhoria do processo educativo dos estudantes, a Semed tem atuado em várias frentes, de modo a garantir, por exemplo, que todos os alunos recebam uniforme escolar e material didático e tenham uma alimentação escolar nutritiva. Além disso, a rede é servida por professores extremamente capacitados, que passam por formações continuadas durante todo o ano letivo.

Avaliações externas

Neste segundo semestre, cnforme o secretário da Educação de Aracaju, os alunos da rede municipal passarão por duas importantes avaliações externas: o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontecerá em outubro, e o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), a ser realizado em novembro.

Para isso, a Secretaria Municipal da Educação continuará preparando os alunos e promovendo as Avaliações de Leitura e o acompanhamento dos estudantes. Mas para além disso, será necessário também o apoio das famílias. “Precisamos muito que os pais garantam a presença dos seus filhos em todo o semestre letivo. Estamos nos preparando muito e acho que a prova é um momento de comprovar que os nossos alunos voltaram a aprender, especialmente depois da pandemia”, pontua Ricardo Abreu.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Airton de Andrade, no bairro Jabotiana, toda a comunidade escolar estava na expectativa para o retorno das aulas, como conta a presidente do Conselho Escolar, Maria da Conceição Cunha Santos Oliveira. “No primeiro dia, fizemos acolhimento, com entrega de lembrancinhas, além de brincadeiras. As crianças vieram animadas e bastante ansiosas pelo início das aulas. Alguns fizeram reforço escolar durante as férias, o que foi bastante produtivo. Alguns deles, que ainda não estavam lendo, passaram a ler, por causa do reforço”, afirma.

Os pais e responsáveis pelos alunos se mostram contentes com o retorno das crianças às salas de aula. “Achei muito bom esse retorno, porque os alunos já estavam com saudades da escola. Ela gosta muito de estar aqui com os coleguinhas e isso é muito importante”,  avalia  Karine Evangelista Santos, que tem uma filha matriculada na escola na Emef José Airton de Andrade.

Opinião semelhante à de Amanda Mayara Mecena da Silva, que tem um filho e uma filha na mesma Emef. “É bom porque eles podem aprender mais, estudar mais. Voltar às aulas é sempre uma oportunidade de as crianças obterem mais conhecimentos. Meu filho mesmo estava bastante animado e alegre para voltar”, diz.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Com excelência na organização, 39ª Corrida Cidade de Aracaju se consagra como a maior corrida de rua do Norte/Nordeste

Sucesso absoluto. Assim pode ser definida a 39ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, competição esportiva realizada pela Prefeitura de …

WhatsApp chat