segunda-feira, 18/03/2024
Como resistir a essas maravilhas? Fotos: John Santana

Edital para eleger o melhor chef e dólmã de Sergipe já está disponível

Compartilhe:

Texto: John Santana (*)

Uma das iguarias que encantou os presentes

Na noite da última sexta-feira (18), o terraço da biblioteca da Universidade Tiradentes (Unit), campus Farolândia, recebeu o coquetel de lançamento do edital do Concurso Gastronômico e de Dólmã do Encontro de Chefs de Sergipe (Enchefs 2019). O material já está disponível no site oficial do Enchefs 2019 (https://enchefsse.wixsite.com/enchefs) e, também, na página do Instagram (@enchefs_se). A inscrição é gratuita e segue até às 23h59 do dia 31 de outubro. Podem se inscrever profissionais da culinária com, no mínimo, três anos de experiência comprovada, e estudantes de gastronomia.

Suellen Lima: manter o mercado

De acordo com a coordenadora estadual do Enchefs, Suellen Lima, o concurso tem a proposta de valorizar a profissão de cozinha com foco na responsabilidade social. “Sergipe, assim como todo o país, tem passado por uma situação difícil e isso também atinge a nós, os chefs. Então, o nosso papel também é de desenvolver técnicas que nos moldem à economia. Por isso, discutimos formas de nos manter no mercado diante de situações delicadas, porque o concurso também vai abordar alternativas do chef atrair o cliente sem ter prejuízos”, explicou.

O evento está em sua quarta edição e tem o objetivo de valorizar a atividade e, também, a qualificação dos chefs sergipanos. Na oportunidade, os profissionais da culinária e estudantes puderam aprender mais sobre a trajetória do festival e, ainda, saber os detalhes da disputa que vai movimentar o cenário gastronômico do estado.

Corroborando a opinião de Suellen, o coordenador do curso de Gastronomia da Unit, Luciano Moreira, ressaltou a importância de eventos como este e destacou sobre a necessidade da busca por aperfeiçoamento educacional como estratégia na resolução de problemas.

“O profissional de gastronomia não faz apenas cozinhar, mas precisa entender de gestão. Então, a palavra de ordem é estudo, aprofundamento sistematizado de teorias de gestão, pois o Enchefs não vai avaliar apenas o sabor do prato, mas como foi a sua elaboração, como os ingredientes foram melhor aproveitados e formas de sustentabilidade. O cozinheiro que tem noção de gestão, saberá como aproveitar melhor a integralidade do alimento”, afirmou.

(*) Estagiário sob supervisão do jornalista Antônio Carlos Garcia

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Receita Federal

Receita antecipa liberação de programa gerador do IR 2024

O contribuinte que quiser preencher antecipadamente a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 …

WhatsApp chat