sexta-feira, 29/05/2020
Ernan Sena, presidente do Sergipe: data é só um protocolo

Dirigentes de clubes sergipanos não acreditam no retorno do Sergipão em 28 de junho

Compartilhe:
Colunista esportivo Charles Hardman

Os dirigentes dos clubes que disputam o quadrangular final do Sergipão não acreditam que o campeonato poderá ser reiniciado no dia 28 de junho, conforme sugestão da Federação Sergipana de Futebol (FSF) em reunião que eles mesmos participaram.  O presidente do Sergipe, Ernan Sena, é o mais enfático deles e não acredita na volta do campeonato nesta data, mas passa a bola para o setor público: “quem está habilitado a dizer são os órgãos de saúde”, avisou.

Para Ernan Sena, a data é só um protocolo inicial, mas tudo depende de uma decisão do Governo do Estado e prefeituras municipais. Mas, segundo ele, tinha que ter um pontapé inicial porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quer o retorno dos campeonatos estaduais para que em seguida volte o Brasileiro.

Reunião da FSF que nada decidiu e só ficou nas sugestões Foto: Ascom FSF

O presidente do Confiança, Hyago França, diz que 28 de junho é uma data razoável para acontecer o primeiro jogo do Sergipão. Mas também afirma que agora não tem condições de chamar os atletas para os treinos no final deste mês, como também foi sugerido pela FSF. “Para que o time possa jogar nessa data é necessário voltar aos treinos, pelo menos, até o dia 13 de junho, desde que haja liberação dos órgãos de saúde”, completou.

Assim como Ernan Sena, Hyago França deixa a palavra final para os órgãos de saúde, diante da pandemia da covid-19. “Se as autoridades acharem que não há segurança vai ter que adiar mais uma vez”, explicou.

O presidente do Itabaiana, Alberto Nogueira, também deixa a palavra final para as autoridades médicas. “A minha avaliação é que, dependendo do comportamento da pandemia e da aprovação das autoridades seriam aplicadas estas datas. Caso contrário, vai mais para frente. Ali foi só uma sugestão”, disse. Ele destaca que, tanto o presidente da FSF, como os clubes, não têm poder de definir nada. “Há um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a autorização para eventos com várias pessoas fica a critério de cada governador em seu estado e de cada prefeito no município”.

O Só Sergipe telefonou várias vezes para o presidente do Frei Paulistano, Carlos Daniel Menezes, para saber sua opinião, mas ele não atendeu e não retornou às ligações. Mas no dia 26 de abril, ele se pronunciou sobre o assunto. Leia. O Só Sergipe está à disposição de Carlos Daniel para que ele possa se manifestar sobre a volta  ou não do Sergipão.

Covid-19 avança

Enquanto a FSF e os dirigentes dos clubes falam sobre  a volta do Sergipão, ainda que com portões fechados, a covid-19 segue implacável no Estado. O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na quinta-feira à noite, mostrou que em Sergipe existem 1.214 casos confirmados e 25 mortes. Existem ainda outras três mortes suspeitas de covid-19.

Em Aracaju, onde estão sediadas as equipes do Confiança e Sergipe, os números da covid-19 são alarmantes: 832 casos. Em Itabaiana, 38, e em Frei Paulo, apenas dois.

E um detalhe preocupante: agora pela manhã, a SES divulgou que  mais de 50% das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) da rede pública estão ocupadas. Do total de 80 pacientes que estão internados, 24 deles estão em UTIs da rede pública, o que representa um percentual de 52,2%. Uma pesquisa da UFS mostra que a tendência é aumentar o número de ocupações nas UTIs.

Calendário

O Campeonato Sergipano foi suspenso após a conclusão da primeira rodada do quadrangular final, por causa da pandemia da covid-19. O Confiança, Frei Paulistano, Itabaiana e Sergipe disputam o título.

No calendário, os clubes sergipanos ainda têm pela frente as competições nacionais. O Confiança está na briga pela classificação da Copa do Nordeste, enquanto o Frei Paulistano já desclassificado cumprirá apenas tabela. O Confiança também disputará a série B do Brasileirão. Já o Frei Paulistano e o Itabaiana  disputarão a série D.

Classificação do quadrangular final do Sergipão

Confiança – 03 pontos

Frei Paulistano – 01 ponto

Sergipe – 01 ponto

Itabaiana – 0

Compartilhe:

Leia Também

FSF luta para o retorno do Sergipão no dia 28 de junho; hoje presidente da FSF se reúne com o prefeito de Frei Paulo

Nesta quarta-feira, 27, o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, se reúne …