domingo, 29/03/2020

A gastronomia funcional e seus benefícios

Compartilhe:
(*) Talita Costa

A nutrição possui muitas ramificações e pode ser dividida por diversas áreas ou segmentos. Dentro delas, está a gastronomia, que nada mais é que a arte de cozinhar. Diante disso, pode-se dizer que um prato bonito e colorido chama a atenção aos olhos, como também os sabores e cheiro aguçam os sentidos e deixa todos com “água na boca”.

Alimentos funcionais são alimentos que além de nutrientes, possuem “compostos bioativos”, que são substâncias importantes para a regulação das funções naturais do organismo, como digestão, excreção ou limpeza, entre outras.

Não podemos esquecer que a função da gastronomia é tornar os alimentos mais palatáveis, além de disseminar a cultura ou hábitos de um determinado povo ou local. Mas, seria apenas isso? A resposta é não. Os alimentos devem se apresentar da melhor maneira para que os consumidores possam se nutrir e manter a saúde através davalimentação saudável.

Logo, surgiu a gastronomia funcional  que além de abranger técnicas culinárias precisas, ajuda a nutrição de todo organismo, sobretudo quando utilizada na área hospitalar, a qual tem essa vertente primordial que é cuidar da saúde  através da gastronomia.

Dessa forma uniu-se a nutrição  com a gastronomia. Muitas empresas já estão produzindo e comercializando produtos ou alimentos funcionais, sobretudo com a preocupação da população em manter sua saúde, sem deixar de consumir algo saboroso e nutritivo.

Para concluir, é importante ressaltar que todos podem consumir esses alimentos, desde que não haja nenhuma contraindicação por algum motivo específico. É sempre bom conhecer novos alimentos e experimentar novos
sabores.

Sua saúde agradece!

(*)Talita Xavier Costa é nutricionista e escreve quinzenalmente, às sextas-feiras, no portal. Ela é pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição; e especialista em Alimentação Escolar.

Compartilhe:

Leia Também

Brasil: o gasto federal com saúde pública

Emerson Sousa (*) Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), desde o início do …