quinta-feira, 14/01/2021
Todos que têm veículos movidos a GNV serão beneficiados Foto: Jornal da Cidade

Redução da aliquota de ICMS do GNV beneficia 6 mil taxistas em Sergipe

A redução de 6% na alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Gás Natural Veicular (GNV) vai beneficiar 6 mil taxistas em Sergipe. A informação é do presidente do Sindicato dos Taxistas de Sergipe, Manildo Ramos Costa. “Esperamos que tenha uma redução bem maior lá na frente”, frisou o sindicalista. Segundo ele, há dois meses a categoria teve uma reunião com Belivaldo solicitando a isenção, mas a redução já é considerada uma vitória.

A alíquota de ICMS para o GNV é de 18%, mas em março de 2020 será de 12%. Dos  seis mil taxistas de Sergipe, 2.080 compõem a frota de Aracaju, porém Manildo não sabe informar quantos profissionais na capital utilizam GNV nos veículos. O próprio presidente do sindicato não tem GNV no carro, e agora vai colocar, garantiu. “Alguns colegas  estavam desistindo de colocar gás, porque não compensava”, disse.  Apesar da redução só começar a valer em março, ele disse que está satisfeito.

Na ponta

Ao anunciar a redução da alíquota, durante o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás, na segunda-feira, o governador Belivaldo Chagas lembrou que assumiu o compromisso de que iria buscar meios para que ocorresse a redução. “O que a gente quer ver é esse valor chegar reduzido lá na ponta, para aqueles que realmente precisam trabalhar com um combustível mais barato, não é apenas baixar nas distribuidoras e não chegar até o consumidor”, ressaltou

A iniciativa do governador não beneficia somente os taxistas que usam o GNV, mas todas as pessoas que utilizam carro com esse tipo de combustível.  Belivaldo acredita que, com essa medida, muitas pessoas devam converter os carros para GNV. Se isso vier a acontecer, a partir de 2020/2021, há a possibilidade, inclusive, de ampliar a redução do IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores] não apenas, como já acontece, para táxi, mas para todos os veículos a gás”, sinalizou.

Leia Também

Celse não foi vendida e não haverá mudança no projeto da Termelétrica Porto de Sergipe I

A Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) divulgou uma nota esclarecendo que “a companhia não foi …