segunda-feira, 23/11/2020
Você comeria a casca de banana?

Reaproveitamento integral dos alimentos

(*) Talita Costa

O reaproveitamento de alimentos além de participar da economia doméstica, leva o indivíduo a ter um olhar mais completo sobre os alimentos.

Existem nutrientes que ficam presentes apenas na casca e talos, os quais na maioria das vezes são descartados no lixo, que podem servir na construção de receitas e também como substrato para a fabricação de gás por meio de biodigestores.

Isso também engloba o conceito de sustentabilidade, que utiliza um mecanismo autossustentável para adquirir alimentos e produzir gás e fertilizantes para o cozimento e hortas ou plantações, respectivamente.

Vale ressaltar que a nutrição e economia caminham juntos e que um está ligado ao outro, fazendo com que as pessoas procurem a melhor maneira de adquirir seus alimentos, relacionando o custo-benefício.

No reaproveitamento de alimentos, você diminui o lixo e o consumismo exacerbado de determinados produtos industrializados.

Além de fazer bem à saúde, o indivíduo cria hábitos mais conscientes, tendo um olhar mais crítico no binômio consumo-desperdício.

A seguir uma receita com a casca da banana.

Brigadeiro de casca de banana:

Ingradientes:

Casca de 3 bananas em tiras;

1 xícara de açúcar demerara;

2 colheres de manteiga;

4 colheres de amido de milho;

1 xícara de leite de aveia;

3 colheres de cacau em pó;

Água

Modo de preparo:

Levar tudo ao fogo médio e mexer até dar o ponto do docinho. Fazer bolinhas e passar no granulado de sua preferência.

(*) Talita Xavier Costa é nutricionista – CRN5 6605,  pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição e especialista em Alimentação Escolar.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a).  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

Quanto vale sua saúde mental?

Essa semana, um acontecimento movimentou toda uma categoria em Sergipe. O Tribunal de Contas do …