terça-feira, 19/11/2019
Início » Editorias » Cidades » Sergipe sedia Congresso Nacional de Irrigação
Powered by Rock Convert
A situação do Velho Chico será amplamente discutida

Sergipe sedia Congresso Nacional de Irrigação

Compartilhe:
JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert

Neste domingo, 08 de novembro, tem início o XXV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, que acontece até o dia 13, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento, que faz parte das parcerias anuais da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid) com um dos estados da federação, visa impulsionar as cadeias de negócios calcadas na agricultura irrigada em todo o país. Este ano, o estado que buscou essa parceria foi Sergipe. E por acontecer aqui, o Conird deste ano tem como focos principais a foz do rio São Francisco, o semiárido sergipano e o desenvolvimento do próprio Estado.

Com uma vasta programação, os temas abordados se destinam a todos os portes de produtores, tendo em vista a sua capacitação e o fomento à vocação para empreender. Ao longo do evento, serão realizadas quatro conferências, três seminários, nove oficinas, exposição e apresentação de trabalhos científicos em sessão de pôsteres, e dois dias de campo, tendo como um dos cenários o Velho Chico, considerado o rio da integração nacional.

Na solenidade de abertura, que acontece às 19h deste domingo, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Roberto Antoniolli, fará a conferência com foco no desenvolvimento da UFS em Sergipe, na gestão dos recursos hídricos e empreendedorismo em torno dos múltiplos usos da água, com ênfase na produção de alimentos no contexto da universidade, incluindo a expansão da região metropolitana de Aracaju. A programação do Congresso também incluirá as oficinas, que ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de novembro.

Entre os temas que serão abordados estão ‘‘Governança do solo e da água’’; “Água na Agricultura – sistemas informacionais para manejo de precisão de água na agricultura irrigada”; “A irrigação no setor sucroalcooleiro”; “O clima e a harmonização de conhecimentos e esforços em favor de maior segurança hídrica e alimentar”; e “O projeto Canal de Xingó, oportunidades e desafios de maior aproveitamento das águas do rio São Francisco para seus múltiplos usos e o desenvolvimento da agricultura irrigada”.

Para a organização do evento, Sergipe possui um enorme potencial, que desafia os que se interessam por esse universo de atividades. A discussão passa por questões voltadas ao equilíbrio ambiental, onde a exploração econômica e o desenvolvimento da agricultura irrigada perseguem os melhores caminhos, para atender tanto as presentes quanto as futuras gerações. Para o presidente da Associação Brasileira de Irrigação de Drenagem (ABID), Helvecio Mattana Saturnino, a gestão integrada das bacias hidrográficas, com a colaboração dos empreendimentos em agricultura irrigada, oportuniza a geração de riquezas, de mais postos de trabalho e qualidade de vida para as populações.

De acordo com ele, trabalhos do Banco Mundial já evidenciaram esses ganhos para o Nordeste e os bons exemplos precisam ser vistos e multiplicados. “A água é vital na produção de alimentos, na sedentação e no atendimento básico das populações. Dessa forma, é fundamental termos boas práticas em favor da segurança hídrica, alimentar, energética e do melhor bem estar das populações. Isso precisa ser muito bem entendido pela sociedade. É uma questão que interessa a todos e, assim sendo, torna cada vez mais importantes eventos como este”, pontua.

Para o reitor da UFS, Ângelo Roberto Antoniolli, recepcionar o XXV Conird é uma oportunidade de aprendizado e de troca de experiências. “Essa parceria com a ABID tem nos auxiliado a colocar em pauta a discussão sobre água, irrigação, produção agrícola e regulação de águas subterrâneas, questões essenciais ao desenvolvimento de políticas agrícolas no âmbito da agricultura”, finaliza o reitor.

Compartilhe:

Leia Também

GOB SERGIPE ARRECADA MAIS DE 1,5 TONELADA DE ALIMENTOS DURANTE ARACAJU MOTO FEST

Powered by Rock Convert Em uma parceria do Grande Oriente do Brasil – Sergipe, Moto …

WhatsApp chat