sexta-feira, 25/09/2026
CNBB reúne jornalistas
CNBB orienta a participação dos católicos no processo eleitoral de 2026 Foto: Fiama Tonhá/ASCOM CNBB

Igreja Católica, democracia e soberania

Compartilhe:

Análise aborda o papel da Igreja Católica na defesa da democracia e da soberania e as orientações da CNBB para as eleições de 2026

 

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)

Frente à constante instrumentalização da religião pela política, notadamente entre alguns segmentos evangélicos, muitos se perguntam se a Igreja Católica também não faz o mesmo, sobretudo nesta semana em que a instituição, no Brasil, resolveu publicar, como sempre faz quando necessário, diversas manifestações em defesa da democracia e da soberania brasileiras. Isto, ao contrário do que preconiza o Direito Canônico, não significa tomar partido ou indicar alguém que mereça um voto. Nem tampouco, por meio do púlpito e se valendo da Palavra de Deus (como fazem alguns “pastores”), tocar o terror entre os fiéis e, a fórceps, ferindo a liberdade que temos desde a nossa criação, obrigá-los a votar num candidato que se apresenta como o salvador da pátria.

Longe de desobedecer ao Direito Canônico, o que a Igreja Católica fez e faz está expresso na Doutrina Social da Igreja. E mais, reflete as ideias contidas nos Santos Evangelhos, sobretudo de defesa da dignidade humana, garantindo-a para todos, sobretudo para os pobres. E isto passa, obviamente (pelo menos para quem tem o mínimo de sensibilidade e inteligência), pela defesa da democracia e da soberania nacionais. Não pode haver um país livre sem soberania, nem tampouco um país ser soberano em um regime que não seja democrático. E a Igreja Católica, a meu ver, não poderia ficar isenta disso. Se esta postura incomoda quem defende a interferência externa (leia-se, norte-americana) e flerta com ideologias sectárias e autoritárias, reveja urgentemente seu conceito de católico. Pois, no seguimento de Jesus, não há lugar para quem faz acepção de pessoas, propaga o ódio, divide a sociedade e as famílias, julga e condena e pratica o farisaísmo.

Entre as diretrizes apresentadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para as eleições de 2026, destacam-se: a neutralidade partidária; a política como lugar da prática da caridade; o voto consciente, com vistas a desestimular a abstenção. Nesse particular, entende a Igreja que abster-se do processo eleitoral pode dar espaço para soluções nada cristãs, embora revestidas como tais. Além disso, como venho dizendo, a defesa da democracia brasileira, fazendo um apelo para a necessidade urgente de se respeitar a Constituição, reforçando a independência dos poderes e a integridade de nosso processo eleitoral, por meio das urnas eletrônicas (constantemente questionadas por um segmento político-partidário).

A CNBB também denuncia práticas como a corrupção, a compra de votos, os abusos de poder econômico e político, o uso indevido dos recursos públicos e a disseminação de fake news. Todas deveriam ser, conscientemente, vistas por nós cristãos, independentemente de sermos católicos ou não, como coisas que não emanam de Deus. E aqueles que delas fazem uso para chegar ou se manter no poder são tão diabólicos quanto o próprio diabo, mas, em geral, se apresentam como pessoas de bem, tementes a Deus e defensoras dos bons costumes e da família.

Além disso, a CNBB chama a atenção para os critérios de discernimento que o eleitor deve cultivar na hora de decidir sobre seu voto. Deve analisar a trajetória e o histórico do candidato, verificar se ele que está alinhado à Lei da Ficha Limpa, se defende os vulneráveis e se apresenta propostas de políticas públicas que lhes garantam dignidade, se proteje a Amazônia, os povos originários e o meio ambiente e a soberania nacional. Neste particular, ressalto a fala do arcebispo dom Orlando Brandes, da Arquidiocese de Aparecida (SP), em missa do último dia 7 de setembro: “Vamos defender a nossa soberania. Nenhum poder de fora, seja quem for, não deve mandar aqui. Aqui é nossa soberania, aqui é nossa casa, aqui é nossa pátria”.

Fato é que a Igreja Católica, longe de fazer uso instrumental da política, exerce um papel importante ao orientar seu povo, o povo de Deus. No seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, deve-se levar em consideração sempre o bem comum, a concórdia e a fraternidade, e a política pode e deve ser, também, esse lugar. Aliás, que bom seria que católicos autênticos ocupassem mais espaços de representação política e de poder, mesmo. Não para impor a sua ideologia, como querem outros segmentos religiosos, mas para propagar o amor de Deus por meio das instituições humanas, sacralizando-as e livrando-as de oportunistas, fariseus e lobos travestidos em peles de cordeiro.

 

Compartilhe:

Sobre Claudefranklin Monteiro

Claudefranklin Monteiro Santos
Professor doutor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe.

Leia Também

Capa do livro "Ele, descrito por eles"

Ele, João Alves Filho, descrito por eles

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Em novembro de 2020, pelo jornal Correio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat