terça-feira, 31/08/2021
Os candidatos eleitos só podem ser diplomados depois da prestação de contas Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Em Sergipe, 220 eleitores votarão em trânsito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou hoje, 5, que 87.979 eleitores fizeram requerimento junto à Justiça Eleitoral solicitando o voto em trânsito.  Desse total, apenas 220 em Sergipe, sendo  163 em Aracaju e  57 em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em Aracaju, haverá  22 locais de votação,  enquanto que em Socorro, somente sete. Confira estes locais.

No maior colégio eleitoral do país, São Paulo, os números também são expressivos: 17.773 pessoas de todo o país que pediram para votar no estado e 16.044 eleitores de municípios paulistanos  requereram a transferência temporária para cidades distintas de onde estão inscritos. Dentre esses, 8.101 eleitores votarão no próprio estado.

A segunda maior movimentação de eleitores ocorre em Minas Gerais, que deve registrar o voto de 10.163 eleitores de outras unidades da federação. Outras 12.237 pessoas que possuem domicílio eleitoral no estado votarão em locais distintos de onde estão inscritos, sendo que 6.743 exercerão o direito do voto em trânsito dentro do próprio estado.

Nas Eleições 2018, 406 brasileiros inscritos no exterior solicitaram o voto em trânsito para exercer o direito no Brasil. Entre oficiais e praças, 25.617 deverão votar fora dos domicílios de origem, a maioria em Minas Gerais, que registrará o voto em trânsito de 5.127 militares. Pessoas com deficiência que solicitaram o voto em trânsito somam 1.442 eleitores, sendo 909 de São Paulo e que votarão no próprio estado.

Para conhecer o local onde votar em trânsito, o eleitor deve acessar o site do TSE e clicar no link “Local de votação”, localizado abaixo da seção Serviço ao Eleitor (no alto à esquerda). Após preencher os campos solicitados (nome ou título de eleitor; data de nascimento e nome da mãe), o eleitor obterá informações sobre a zona, a seção e o local onde votar.

Leia Também

Alessandro Vieira lança pré-candidatura à presidência da República

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) lançou pré-candidatura  à presidência da República. O objetivo é atrair …