quinta-feira, 14/01/2021
O verão traz outras necessidades alimentícias Fotos: Pixabay

Alimentação no verão? Como deve ser?

(*) Talita Costa

Vem chegando o verão e o calor. Muitas pessoas começam suas dietas agora. Neste ano atípico, que fez muita gente ir pra cozinha e criar pratos devido ao confinamento, aconteceu uma maior busca por ingredientes mais saudáveis.

Isso por conta de melhorar a qualidade de vida e aumentar a imunidade que precisa ser alta, pois agora tem-se um vírus que traz muitos prejuízos à saúde.

Com a volta das pessoas às ruas e o verão, muitos agora estão se descuidando. Não se pode esquecer que ainda existe um risco e que o verão traz outras necessidades alimentícias também.

Para começar, eu quero falar sobre hidratação. É fundamental consumir água, sucos de frutas, chás, água de coco em quantidade suficiente para que o corpo continue os seus processos de limpeza e metabolismo.

Outra dica, é o consumo de frutas e hortaliças, de 3 a 5 porções diárias, para garantir ao corpo uma quantidade de vitaminas e minerais que façam o papel de manutenção da saúde.

A ingestão de proteínas é de muita importância, pois além de manter os músculos estruturados, também participa da manutenção da imunidade.

Os carboidratos e gorduras devem ser consumidos em quantidades ideais e além disso a qualidade da fonte destes nutrientes é mais importante que tudo.

Raízes e fontes de carboidratos integrais, boas gorduras vegetais, além de frutas, verduras e legumes orgânicos e a ingestão de líquidos fazem uma boa saúde. Não esqueçam de tomar sol e fazer atividade física!

Abaixo uma dica de receita:

(*) Talita Xavier Costa é nutricionista – CRN5 6605,  pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição e especialista em Alimentação Escolar.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a).  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

O Boom das Commodities não explica o crescimento da economia brasileira (II)

Na segunda edição do ano da Economia Herética foi abordado o fato de que aquilo …