quinta-feira, 26/08/2021
Marina Silva, Ciro Gomes, João Amoedo, João Dória, Luciano Huck, Sérgio Moro, Henrique Mandetta, Eduardo Leite / Montagem Só Sergipe Fotos: EBC

A terceira via não existe!

Coronel  Henrique Rocha (*) (**)

Que a política nacional está polarizada é publico e notório. Fato!

Todavia, afirmar que a propalada terceira via não vota nem em Lula nem em Bolsonaro é falácia. Os pretensos candidatos de uma possível terceira via terão como objetivo retirar votos de Bolsonaro e reconduzi-los a Lula no segundo turno, caso não consigam retirar Bolsonaro do segundo turno das eleições.

Com todas as letras, quem diz ser terceira via nada mais é do que potencial eleitor de Lula. Quem seriam os candidatos da terceira via?

Marina Silva, Ciro Gomes, João Amoedo, João Dória, Luciano Huck, Sérgio Moro, Henrique Mandetta, Eduardo Leite, ou algum nome pescado no “mercado político”. Nenhum desses é antipetista, entretanto todos são antibolsonaristas, isso confirmado por declarações públicas pessoais ou partidárias.

Pesquisas apontam que aproximadamente um terço do eleitorado aguarda uma terceira via, pois não votariam nem em Lula nem em Bolsonaro. A exemplo da Pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira, dia 7 (7/7), pelo Correio Brasiliense.

A cada movimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros atenuando a pesadíssima carga criminal que recai sobre Lula, institutos de pesquisas de todo o país se movimentam em buscas de novas pesquisas e,  não coincidentemente, aumentam a diferença das intenções de votos entre Lula e Bolsonaro. Os números apontam um crescimento de Lula, as ruas apontam um crescente apoio ao presidente Bolsonaro, com manifestações espontâneas em todo o país quase que semanalmente. Ao contrário do ex-presidente e ex-presidiário Lula, que reduz suas aparições públicas quase a zero.

Ressalto que as manifestações pró Bolsonaro têm sido realizadas sem violência e sem depredação de propriedades públicas e privadas, ao contrário das manifestações contra Bolsonaro, todas com agressões físicas contra pessoas, inclusive a policiais que estão de serviço para dar segurança às manifestações.

A terceira via não existe, a reeleição de Bolsonaro é a única forma de impedir que retorne ao poder o grupo político responsável pela dilapidação do patrimônio da Petrobras, de alguns fundos de pensões, mensalão, petrolão, dentre tantas outras práticas criminosas.

(*) Henrique Rocha  é coronel da Polícia Militar de Sergipe aposentado,  em 2018 foi candidato a deputado federal pela Rede e, atualmente, sem partido.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Leia Também

Conta do Instagram hackeada? Siga estes passos

O que os usuários do Instagram têm em comum? Se você fizer essa pergunta a …