segunda-feira, 16/05/2022
TikTok: crescimento meteórico na audiência

TikTok e Instagram: Como combinar as duas redes sociais para ter sucesso

Compartilhe:
Cleomir Santos (*)

À medida que o TikTok cresce em popularidade, as marcas precisam aprender a adicionar a rede social em sua estratégia de marketing, e ao mesmo tempo compreender o que as tornam tão especiais e únicas para um determinado público.

 

Se você pretende se recuperar da pandemia e mostrar sua marca para quem pode se tornar um cliente em potencial, as mídias sociais podem ser ferramentas que te ajudarão nesse objetivo.

Nos últimos tempos, dois gigantes desse mercado viram o uso de suas plataformas aumentarem significativamente. Todo mundo já sabe que o Instagram já é bem estabelecido e nós brasileiros amamos a rede social.

Só para ilustrar, a rede social atinge 1 bilhão de usuários mensais, fazendo com que cada vez mais as marcas alcancem um grande público e, consequentemente, gerando oportunidades de negócio.

Por outro lado, o TikTok é o aplicativo de mídia social que mais cresce na cultura da ‘Geração Z’, com um número impressionante de 689 milhões de usuários ativos mensais. Dito isso, podemos ver como uma nova perspectiva sobre o “marketing de influenciadores” trouxe uma experiência nova para marcas que estão na internet, ampliando assim as possibilidades no mundo do e-commerce.

Vale ressaltar que nenhuma plataforma viu um crescimento tão meteórico na audiência como o TikTok, conquistando usuários com seu conteúdo envolvente, extrovertido e relacionável, onde qualquer pessoa pode se tornar uma estrela da noite para o dia — com ou sem seguidores. Mas para o bem da sua marca e do seu plano de marketing, você precisa ter uma presença em ambas as plataformas para alcançar um público mais amplo.

 

Mirando a Geração Z

Pense onde é mais provável que seu público possa estar neste exato momento. É assistindo a vídeos engraçados ou de entretenimento no TikTok? Ou visualizando fotos de viagens, comidas ou dicas de marcas em transmissões ao vivo no Instagram? Procure analisar o perfil da sua persona antes de iniciar qualquer estratégia.

Se você está procurando explorar um público mais jovem, o TikTok é notoriamente conhecido por estar associado à ‘Geração Z’ e aos ‘Millennials’. No entanto, seus usuários estão envelhecendo, pois muitos possuem mais de 30 anos.

O maior equívoco é acreditar que o público do TikTok não é adequado para sua marca, especialmente no mundo do marketing business-to-business (B2B), pois seus usuários são muito jovens.

A pergunta é: esse público, em sua maioria, não são estudantes universitários ou graduados recentemente?

Então essas empresas que atuam no mercado B2B e que já criaram um perfil no TikTok, podem estar à frente de muitos concorrentes que ainda não aproveitaram a oportunidade. Mesmo que seu público-alvo não seja atualmente a ‘Geração Z’, não tenha dúvidas, ele será no futuro.

Se você aproveitar os benefícios do TikTok ao lado do Instagram, que ainda detêm boa quantidade de usuários, garantindo para sua marca uma boa audiência, você estará no caminho certo.

TikTok

Uma dica é usar o humor para aumentar o engajamento e a presença da marca. Às vezes você não precisa de um vídeo bem produzido e com uma edição perfeita, uma abordagem minimalista seguindo as tendências do TikTok é indiscutivelmente mais eficaz.

 

Procurando melhorar a conscientização da marca?

Se você procura aumentar o reconhecimento e visibilidade da sua marca, o TikTok pode ser a melhor maneira de gerar impressões orgânicas devido à natureza da plataforma.

Só para exemplificar, o algoritmo do TikTok recompensa o conteúdo do usuário acima de tudo, isso traz uma boa alternativa aos que pensam que quantidade de seguidores é o mais importante hoje.

Por outro lado, o Instagram não possui uma única regra em seu algoritmo que explique como os usuários exploram o conteúdo.

Mas através do uso do ‘Feed’, ‘Explorar’ ou ‘Reels’, o Instagram cria uma sequência de algoritmos baseados em padrões de interação e comportamento do usuário, como por exemplo: comentários, curtidas, compartilhamentos e visualizações de vídeos.

Em vez disso, o ‘feed’ do TikTok é baseado em três fatores diferentes: interações do usuário, informações de vídeo e configurações da conta do dispositivo.

Para se ter uma ideia, o CPM (Custo por mil impressões) do Facebook e Instagram é quatro vezes mais caro que o TikTok. Isso mostra como o TikTok entrega mais impressões do que as outras duas redes sociais.

Portanto, no TikTok, você não precisa construir uma grande lista de seguidores para ser notado. Se você possui um pequeno negócio, o potencial de se tornar viral sem muitos recursos é muito maior no TikTok do que no Instagram, onde construir uma base de seguidores é um processo mais lento.

Além disso, o conteúdo que se torna viral no TikTok também pode ser utilizado em outras plataformas, o chamado ‘marketing onicanal’ que, inclusive, já compartilhamos com vocês aqui na coluna. (Clique aqui para ler esse artigo)

Em suma, o Instagram é uma plataforma muito mais madura que o TikTok. Isso abre oportunidades para novas marcas se posicionarem na internet e prosperarem nesta última.

Como o TikTok pode seguir o exemplo de outras redes sociais, que com o tempo entram em um declínio no seu alcance orgânico, essas oportunidades provavelmente irão diminuir, então você deve começar o mais rápido possível.

O sucesso do TikTok não significa o fim do Instagram, muito pelo contrário, isso cria um ambiente competitivo e força as marcas a pensarem em como atender influenciadores e públicos em todas as plataformas de mídia social.

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

.

.

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Últimas notícias:
Compartilhe:

Leia Também

Encontro fugaz

Eles não se conheciam, nunca tinham se visto, nem se esbarrado pelas esquinas da vida, …

Deixe um comentário