quarta-feira, 18/05/2022
No atendimento para casos de síndromes gripais nas UBSs, a prioridade na testagem é para pessoas sintomáticas Foto: Ascom/SMS

Síndromes gripais: prefeitura reformula fluxo nas UBSs para otimizar atendimentos

Compartilhe:
As pessoas residentes em Aracaju que apresentam sintomas gripais podem receber atendimento em todas as 45 UBSs

A Prefeitura de Aracaju segue executando o Plano de Contingência contra Síndromes Gripais, bem como analisando o cenário epidemiológico na capital para nortear as ações. E diante do aumento da procura por atendimento para esses casos, na rede municipal, a Secretaria Municipal da Saúde repactuou novo fluxo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de maneira a facilitar o acesso da população com sintomas gripais.

Atualmente, as pessoas residentes em Aracaju que apresentam sintomas gripais podem receber atendimento em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde e ter acesso ao teste para detecção da Covid-19 em 30 delas, assim como no novo Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal e nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.

“Nesse primeiro momento, pactuamos com as UBSs que vamos suspender as consultas eletivas e priorizar o atendimento daquelas pessoas com síndromes gripais nas unidades. Já temos 30 Unidades Básicas de Saúde com condições de testar quem chegar com sintomas gripais e estamos ampliando essa capacidade para todas as unidades. Vamos manter o atendimento das gestantes e os usuários com quadros agudos, idosos e pessoas com quadro de doenças crônicas descompensadas”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

No atendimento para casos de síndromes gripais nas UBSs, a prioridade na testagem é para pessoas sintomáticas. Pacientes sem sintomas ou que tiveram contato com pessoas positivadas devem buscar a testagem nas ações externas do TestAju, realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, nos bairros, com 200 senhas por dia de ação.

“Sobre o paciente com sintomas gripais que for atendido na UBS, ele também poderá receber seu medicamento na unidade em que foi atendido, sem precisar estar vinculado àquela UBS. Esse acesso à farmácia é específico para esse tipo de atendimento”, ressalta Waneska.

Ainda sobre o serviço de farmácia nas UBSs, a secretária da Saúde de Aracaju informa que as receitas de medicamentos de uso contínuo, a exemplo dos hipertensivos, tiveram sua validade ampliada para três meses.

Notificação de isolamento

Com o objetivo de otimizar o fluxo nas unidades, também passa a ser autorizado que os enfermeiros realizem o atendimento de pacientes com sintomas muito leves e emitam a notificação de isolamento após o resultado positivo do teste.

“Os enfermeiros são agentes de saúde pública e poderão emitir o documento de liberação de afastamento, para que não sobrecarregue o atendimento médico, que ficará voltado para o atendimento dos pacientes com sintomas mais expressivos e que necessitam de prescrição. Já entramos em contato com o Ministério Público do Trabalho para pactuar esse documento com o promotor do Trabalho, no sentido de que tenhamos essa comunicação com as empresas e elas entendam que esse documento de afastamento tem validade”, salienta a gestora.

Últimas notícias:
Compartilhe:

Leia Também

Quando “meu bem” vira “meus bens”

“O anel que tu me deste, era vidro e se quebrou, o amor que tu …

Deixe um comentário