segunda-feira, 26/10/2020
A higienização de alimentos é fundamental

Segurança alimentar em tempos de pandemia

(*) Talita Costa

A higienização dos alimentos é uma prática muito importante em tempos de pandemia. Na hora das compras é importante escolher o local mais limpo e organizado, que obedece as regras de distanciamento e uso de produtos sanitizantes, bem como controle de pessoas.

Ao chegar das compras deve-se higienizar todas as frutas e legumes em solução com hipoclorito de sódio, bem como lavar com água e sabão todas as embalagens de produtos não-perecíveis.

Só deve-se guardar em geladeira os alimentos que estão sanitizados, bem como mantê-la limpa, pois a geladeira também é um foco de contaminação.

Na hora das refeições, procurar não compartilhar utensílios e outros objetos, como também lavar as mãos antes de se alimentar.

Para os serviços de alimentação, as mesmas recomendações que já se faziam, além de manter o distanciamento dos funcionários, lavar as mãos a cada troca de tarefas e no caso de entregas (delivery), é necessário orientar aos entregadores que usem luvas descartáveis e álcool gel 70, sempre que fizerem uma entrega ou que pegarem em dinheiro.

Não tossir, falar ou coçar o nariz em cima dos alimentos; utilizar máscaras; caso algum funcionário esteja com sintomas gripais, é indicado o afastamento.

Além de todos os cuidados com higiene, também é preciso manter uma alimenta rica em nutrientes que aumentem a nossa imunidade:

  • FRUTAS CÍTRICAS (LARANJA, LIMÃO, ACEROLA) VERDURAS (TOMATE E PIMENTÃO)
  • VEGETAIS VERDE ESCURO (BRÓCOLIS, COUVE E ESPINAFRE)
  • ZINCO: CASTANHAS E NOZES EM GERAL
  • LEGUMINOSAS
  • ÔMEGA 3: PEIXES(SALMÃO) E ÓLEOS VEGETAIS COMO LINHAÇA E OLIVA
  • GENGIBRE, ALHO, CEBOLA, AÇAFRÃO DA TERRA
  • MEL
  • SUCO DE LIMÃO COM BETERRABA
  • BOA HIDRATAÇÃO

(*) Talita Costa é nutricionista e escreve quinzenalmente, às sextas-feiras, no portal. Ela é pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição; e especialista em Alimentação Escolar.

Leia Também

Desafios da economia: Bioética e Processos Produtivos (parte 3)

Será que é possível, através das pessoas comuns, conseguir mudar essa realidade surreal, mas que …