sexta-feira, 02/04/2021
Cerca de 60 mil pessoas estão recebendo água potável Foto: Arquivo\ASN

Seca leva 26 municípios a decretarem situação de emergência

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Depec/Seit) informou, hoje, 14, que 26 municípios sergipanos decretaram situação de emergência em virtude da seca. Desse total, três aguardam homologação estadual e cinco portaria federal, que  possibilita o recebimento de recursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil. O Estado de Sergipe tem 75 municípios. 

Pelo menos, 60 mil pessoas estão recebendo água através da Operação Pipa Estadual e do Exército, nos municípios de Monte Alegre de Sergipe, Frei Paulo, Porto da Folha, Poço Verde, Pinhão, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Aparecida, Poço Redondo, Tobias Barreto, Carira e Gararu. A água é distribuída 79 caminhões pipa, num cálculo médio de 20 litros por pessoa ao dia. Os demais municípios não solicitaram reforço na distribuição de água para consumo humano, por vezes contando com operações pipa municipais para irrigação, dessedentação animal e abastecimento de cisternas.

As equipes da Defesa Civil estão em campo para acompanhar a situação dos sergipanos atingidos pelos efeitos da estiagem prolongada, fazendo a ponte entre os municípios e o Ministério da Integração Nacional, e acompanhando todo o fluxo da Operação Pipa.

Leia Também

Prefeitura inicia escalonamento de atividades para reduzir fluxo no transporte público em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, como forma de reduzir o fluxo de pessoas no transporte público …