segunda-feira, 16/09/2019
Início » Editorias » Cidades » Maçonaria sergipana terá monumento da Orla da Atalaia
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Operários dão os últimos retoques no monumento que será inaugurado na sexta-feira

Maçonaria sergipana terá monumento da Orla da Atalaia

Compartilhe:

O dia do maçom – 20 de agosto – será comemorado em grande estilo em Sergipe. No dia 18, sexta-feira, às 19 horas, a Prefeitura Municipal de Aracaju vai inaugurar na Orla da Atalaia um monumento em homenagem a maçonaria sergipana, que ficará em frente ao Oceanário.  Há anos que as duas potências maçônicas – Grande Loja e Grande Oriente – estavam solicitando do poder público uma autorização para instalar um monumento em alguma praça da cidade.

A obra será inaugurada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PCdoB, mas foi iniciada na administração de João Alves Filho, DEM. Para o grão-mestre adjunto do Grande Oriente de Sergipe, Claírton de Santana, Aracaju era uma das poucas cidades no Estado e no país que não tinha um monumento à maçonaria. Em Sergipe, há semelhante em Itabaiana. Na Bahia, ele foi colocado em diversas cidades, a exemplo de Feira de Santana.

“Para nós maçons é uma grande honra termos esse monumento em homenagem a Ordem”, afirmou Claírton Santana. Ele lembra que após a solenidade de inauguração, os maçons participarão de um jantar em uma churrascaria na orla da Atalaia.

Grão mestre do Grande Oriente de Sergipe, Lourival Mariano de Santana
Grão mestre do Grande Oriente de Sergipe, Lourival Mariano de Santana

O grão mestre geral do Grande Oriente de Sergipe, Lourival Mariano de Santana, esse monumento tem uma representação simbólica muito importante e “foi um sonho acalentado durante muito tempo e que agora vai se realizar. Todos nós maçons estamos muitos felizes com essa deferência. Com esse símbolo estaremos mais presentes na sociedade”, frisou.

Alese – As homenagens à maçonaria prosseguem com atividades nas lojas maçônicas e no dia 29 de agosto, às 11 horas, haverá uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) é autor da Lei 8.259, de 17 de julho de 2015, instituindo o Dia do Maçom e incluindo a data no calendário cultural de Sergipe.

“Não poderia existir coisa melhor, do que esse reconhecimento do poder público sobre nossa atuação”, disse Lourival Mariano. Para ele, a lei vai aumentar a responsabilidade “para fazer algo muito melhor em prol da sociedade sergipana” e acrescentou: “a lei veio valorizar ainda mais o maçom em Sergipe”.

Em Sergipe existem cerca de dois mil maçons distribuídos em 27 lojas, sendo 13 do Grande Oriente de Sergipe e 14 da Grande Loja.  Essas instituições têm, ainda, Fraternidades Femininas, formada por esposas dos maçons,  núcleo para jovens – Ordem DeMolay e Filhas de Jó – além da APJ (Ação Paramaçônica Juvenil).

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Leia Também

LBV oferece emprego de educador social em Aracaju

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) em Aracaju está …

WhatsApp chat