sábado, 30/11/2024
Fasc
Cortejo folclório no Fasc

Fasc inicia hoje com extensa programação cultural e grandes atrações

Compartilhe:

Os batuques dos tambores do grupo de percussão Batalá logo pela manhã anunciavam um dos momentos mais esperados do ano: o início do 38º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). Considerado um dos maiores festivais gratuitos do Brasil, o Fasc tem como tema deste ano “Somos Múltiplos”, e reunirá durante os três dias, mais de 100 atrações de distintas vertentes artísticas, proporcionando uma experiência única para o público presente na 4ª cidade mais antiga do país.

Nesta sexta-feira (1), o Palco João Bebe-Água, localizado na Praça São Francisco, vai receber grandes atrações locais, nacionais e internacionais. A programação começa às  20h, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). Posteriormente, às 21h, ocorrerá a solenidade de abertura, seguida pelo show de Carlinhos Brown às 22h. A meia-noite será marcada pela Banda dos Corações Partidos, e logo depois o encerramento fica por conta da cantora Marina Sena às 2h.

O Palco Frei Santa Cecília, situado na Praça do Carmo, destaca-se como um espaço dedicado à música que recebe tanto artistas locais quanto nacionais. A programação para esta sexta-feira inclui apresentações como Lampião da Rima às 19h, Rachel Reis às 20:30h, Banda Reação às 22:30h e The Baggios às 00:30h.

Já no Palco Capuchinhos, recém-instalado no Sítio Arqueológico Praça da Bandeira, a mistura de ritmos musicais é o destaque, proporcionando uma variedade de gêneros que prometem encantar o público no coração histórico da cidade. Às 15h, Edelson Pantera iniciará as apresentações, seguido por Mali às 16h30 e FBC às 18h.

O Palco Mestre Neca, localizado na Rua Erundino Prado, homenageia o fundador da Filarmônica de São Cristóvão, e destaca manifestações culturais locais. Às 14h, Balé de Danças Populares SCFV, seguido por Balé de Danças Contemporâneas SCFV Coletivo Futuro às 14h30, Cangaceiros do Sertão às 15h, e Caceteira de Mestre Rindú às 16h. Uma programação diversificada para explorar a riqueza cultural no Fasc 2023.

O Cine Trianon, que fica na Rua Cel. Erundino Prado, destaca-se durante o Fasc 2023 ao oferecer uma programação cinematográfica especial. Com sessões internacionais às 14h, proporcionando uma experiência global aos cinéfilos. Às 15h, destaque para o filme brasileiro “Marte Um” (Classificação Indicativa 16 anos), seguido por uma análise em uma mesa de abertura às 17h com Kênia Freitas e o diretor Gabriel Martins, explorando o tema “Sonho e cinema: O impossível possível”.

Já na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o “Música na Igreja” trará melodias populares e eruditas, envolvendo o público em uma atmosfera única de apreciação musical. A programação inclui apresentações às 14h com “Os Tabaréus” e às 16h com “Do Jeito que Eu Gosto – Lucas Campelo e Evanilson”.

Outra novidade aguardada é a participação da Bica dos Pintos, localizada no Parque Natural Aloízio Fontes dos Santos, bairro Lourival Baptista. Este ano, a Bica dos Pintos receberá um pequeno palco com atrações de samba tradicional, promovendo descentralização e valorização desse espaço requalificado pela gestão municipal. Na sexta-feira a programação na Bica dos Pintos começa às 11h com Mayra Felix, seguida por Samba de Moça Só às 12h30 e Desejo de Sambar às 14h.

O teatro e a dança também têm seu espaço garantido no Festival. O palco responsável por receber essas manifestações é o Mariano Antônio, que fica localizado no Largo da Matriz. A programação por lá começa às 16h, com a Cia de Teatro da UFS – “Desterrados”, seguida hda Cia Teatral Risocínico – “O ferreiro e a morte” às 17h30 e encerra às 19h – Cia Nelson Santos – “A flecha do Serigy no coração da Amazônia”.

Além disso, durante todo o dia o público poderá apreciar o melhor da literatura e das artes plásticas, no Salão de Literatura Manoel Ferreira e no Salão de Artes Vesta Vianna, respectivamente. Nestes locais também ocorrerão palestras, rodas de conversas e outras atividades durante esta sexta e também nos outros dias de evento.

Realização

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, Orizon, Banco do Nordeste, Ecoparque Sergipe, Coca Cola, e Estrella Galicia. Além disso, tem o apoio da RR Conect, Vitória Transportes, SE –  Sistema Engenharia, Colortex, Proex/UFS, Celi e Governo de Sergipe. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Confira a programação completa

01/12 – Sexta-feira

*Programação sujeita a alteração

Palco João Bebe Água

20h – Orquestra Sinfônica do Estado

21h – Solenidade de abertura

22h – Carlinhos Brown

00h – Banda dos Corações Partidos

2h – Marina Sena

Palco Frei Santa Cecília

19h – Lampião da Rima

20:30h – Rachel Reis

22:30h – Banda Reação

00:30h – The Baggios

Palco Capuchinhos

15h – Edelson Pantera

16h30 – Mali

18h – FBC

Samba na Bica

11h – Mayra Felix

12h30 – Samba de Moça Só

14h – Desejo de Sambar

Palco Mestre Neca

14h – Balé de danças populares SCFV

14h30 – Balé de danças contemporâneas SCFV Coletivo Futuro

15h – Cangaceiros do Sertão

16h – Caceteira de Mestre Rindú

Cine Trianon

14h – Cine Trianon convida Dia Internacional do Cinema 2023

Sessão internacional

15h – Exibição do filme “Marte Um”

17h – Mesa de abertura “Sonho e cinema: O impossível possível”

Salão de Artes Vesta Viana

Rodas de conversas:

10h às 12h – “Performance e Diversidade”

15h às 17h – “Ilustração e programação visual de eventos culturais”

18h – Abertura do Salão de Artes Visuais

EXPOSIÇÃO PERMANENTE: Nivaldo Oliveira, Sônia Mellone, Luan Dias, Letícia Galvão, Helen Sabrina, Isadora Silva Souza e Silva, Matheus Augustinho, Canijan, Livreamar, Ana Marinho, Alma Rô, Marisérgia, Marjorie Garrido, Fernando Marinho e Helena Barbosa.

Música na Igreja

14h – Os tabaréus

16h – Do jeito que eu gosto – Lucas Campelo e Evanilson

Salão de Literatura Manoel Ferreira

14h – Percepção Ambiental: cenário e desafios

14h – Oficina Pet Ecocriativo

15h30 – Centenário de Maria Thetis Nunes – Legado histórico, vida e obra

16h30 – Construindo espaços de r(e)xistências na literatura brasileira LGBTQIAPN+

Palco Mariano Antônio

16h – Cia de Teatro da UFS – “Desterrados”

17h30 – Cia Teatral Risocínico – “O ferreiro e a morte”

19h – Cia Nelson Santos – “A flecha do Serigy no coração da Amazônia”

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Domingo em Desbaste

Segunda edição do livro Domingo em Desbaste será lançada, amanhã, na Loja Maçônica Clodomir Silva

  Será lançada amanhã, 29, às 19 horas, na Loja Maçônica Clodomir Silva, a segunda …

WhatsApp chat