terça-feira, 09/07/2024
Michel de Oliveira
Michel de Oliveira Foto: Rafael Borgatto

Michel de Oliveira aborda saúde mental de professores no romance ‘Restos de Azul’ 

Compartilhe:

Um episódio de esgotamento emocional que faz uma professora de português ser afastada da sala de aula dá início à narrativa de ‘Restos de Azul’, romance do escritor Michel de Oliveira, que será lançado nesta quinta-feira, 11, a partir das 17h, na Biblioteca Epiphanio Dória, em Aracaju.

Sexto livro de ficção do autor, ‘Restos de Azul’ foi publicado pela Editora Moinhos e aborda temas atuais, como Síndrome de Burnout – exaustão provocada pelo estresse contínuo, geralmente relacionada ao trabalho -, solidão contemporânea e a questão da saúde mental dos professores.

Segundo o autor, o romance utiliza a chuva como uma metáfora do adoecimento psicológico da personagem, que se vê ilhada no próprio apartamento. “É uma mulher à mercê da própria solidão, que sucumbe com o céu nublado. O desafio, para ela, é encontrar a esperança e os dias de céu azul”, comenta Michel.

No texto de apresentação, a escritora Kah Dantas afirma que ‘Restos de Azul’ apresenta de forma melancólica e desconcertante uma anatomia da depressão. “Michel de Oliveira narra a história dessa professora que está à beira do afogamento psicológico, e que acaba por encontrar alento na escrita de suas dores. Com a escrita, quase diária, deságua os assombros de ser viva e só”, descreve a autora cearense.

Sobre o autor 

Michel de Oliveira é escritor, fotógrafo, artista visual, jornalista e doutor em Comunicação e Informação. Autor do romance ‘Meus dedos sentem falta do seu cheiro’, das coletâneas de contos ‘Fatal Error’, ‘O sagrado coração do homem’, ‘Cólicas, câimbras e outras dores’, do livro de poesia ‘‘O amor são tontas coisas’ e das obras de não ficção ‘Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia’ e ‘Saudades eternas: fotografia entre a morte e a sobrevida’.

Foi finalista do 5º Prêmio Mix Literário, do 25º Prêmio Açorianos de Literatura, do Prêmio Sesc de Literatura em 2017 e em 2016 e da 1ª Maratona Literária da Editora Oito e Meio/Carreira Literária.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Concertos da Orsse promovem acesso à cultura para a população sergipana

  Na noite desta quarta-feira, 3, o Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, foi movimentado pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat