segunda-feira, 22/04/2024
Sandra Cristine, da monitoria do Peiex,e Marcos Wandyr, coordenador

Empresas sergipanas estão sendo preparadas para o mercado internacional

Compartilhe:

Hoje, 23 empresas sergipanas estão sendo capacitadas pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), oferecido pela Apex Brasil, para que possam vender seus produtos no mercado exterior. Esse serviço  retornou para o  Estado em dezembro de 2018, quando foi firmada uma parceria entre a Apex Brasil e a Universidade Tiradentes (Unit). A meta para dois anos  é capacitar 50 empresas no Estado.

Além dessas 23 empresas, duas delas estão em processo de avaliação e deverão assinar o  termo de adesão com o Peiex em fevereiro. Entre essas empresas estão as dos seguintes segmentos: alimentos e bebidas, tecnologia da informação, economia criativa, petróleo e gás, cosméticos e têxtil, além de algumas cooperativas.

De acordo com Sandra Cristine Silva Soares, responsável pela monitoria da Peiex na Unit,  “nós prospectamos as empresas e identificamos se elas têm potencial para o mercado internacional. A empresa recebe a visita do técnico que faz uma avaliação. O empresário precisa de tempo para participar das capacitações e receber nossos técnicos que vão para o dia a dia na empresa. E aí realizamos um plano de trabalho de internacionalização personalizado ao final de sua participação no projeto. A permanência da empresa nesse plano de trabalho tem sido de seis a oito meses e não de quatro a seis como previsto inicialmente”.

“Depois que identificamos dificuldades estruturais no Estado com a cultura da internacionalização, resolvemos sugerir ao gestor, em Brasília, a ampliação no atendimento às empresas. Dois técnicos extensionistas do Peiex fazem o trabalho externo, acompanhando o dia a dia das empresas e produzindo os relatórios, as análises e as capacitações in loco”, completou Sandra Cristine.

O programa também busca parcerias com prefeituras, a fim de tê-las como agentes mobilizadoras em suas respectivas subregiões. Como exemplo, estão as prefeituras de Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Estância, que envia representantes para as capacitações. Normalmente, são secretários de indústria e comércio quem o projeto contacta. “Queremos chegar de forma mais intensa para solidificarmos o conhecimento e a cultura da internacionalização”, frisou Sandra.

Reunião com Wandir, coordenador do Peiex, e Maurício Gonçalves, Fecomércio

Durante o período do contrato de adesão, a empresa, se necessário, tem  o suporte de outras instituições – parceiras do projeto Peiex no Estado – a exemplo do Sebrae, Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES),  Senai, Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio). Ao citar a Fecomércio, Wandir fez questão de destacar o  apoio do superintendente da instituição, Maurício Gonçalves. “É um parceiro e tanto”, destacou.

Mesmo terminado o prazo de adesão ao fim de  oito meses, a empresa continua tendo um suporte da Peiex, sendo convidada para as atividades que promove. “Temos feito capacitações coletivas, sendo convidado alguém com expertise. Já conseguimos firmar parcerias com o Banco do Nordeste,  Real Invest, XP Investimentos, VLI  que se dispuseram a estar conosco e ministraram palestras.  A Sefaz também já esteve conosco e está à disposição sempre que necessitamos”, completou Sandra.

Cases de sucesso

Sandra Cristine, Rafael Porto e Marcos Wandir

O coordenador do Peiex, Marcos Wandir Nery Lobão, lembra que dentro destes segmentos empresariais prontos para exportação  há, por exemplo, a Tok Cosméticos, empresa do Distrito Industrial de Socorro. Anteriormente,  recorda-se Wandir, houve outro case de sucesso como a LumenTech, hoje Lumen Games, empresa que exporta jogos. “O Tiago começou aqui com a gente”, diz Wandir, ao citar o CEO da Lumen Games, Tiago Melo. “Anteriormente foi uma empresa encubada  hoje é uma startup”, completa.

A chegada do Peiex a Sergipe começou com o interesse da Unit em ter um projeto que pudesse aproximar mais a universidade do empresariado sergipano. “Conversando com dois assessores da Sedetec, surgiu a sugestão do Peiex, já que não havia aqui em Sergipe.  Recebemos a visita do Rafael Freitas Porto, gestor da Apex, que fez toda a apresentação das necessidades e critérios. Submetemos uma proposta e o contrato foi assinado no dia 4 de dezembro de 2018.

A Peiex funciona no Bloco F, setor de pós graduação da Unit, no primeiro andar, sala C. O empresário que tiver interesse pode ligar para o número  3218.2258 e agendar uma conversa  com  Sandra Cristine, da monitoria do Peiex. Siga também no Instagram: @peiex.aracaju

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Indústria de cosméticos de Sergipe produz para todo o Brasil com incentivo do Governo do Estado

Linhas diversas de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal são alguns dos focos …

WhatsApp chat