quarta-feira, 12/06/2024
Edmar Rocha
Edmar Nogueira: "O IBMDP é uma empresa voltada para educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais"

Edmar Nogueira, terapeuta e coach: “Em todos os sentidos, uma das coisas mais importantes da vida é o equilíbrio”

Compartilhe:
Todos os dias, no trabalho, as pessoas são quase que obrigadas a bater metas de vendas, concluir projetos em tempo recorde, enfim, elas têm que correr contra o tempo. Mas há um momento de parar, olhar para dentro de si mesmo, ganhar ânimo e recomeçar. É com essa ideia que o terapeuta e coach, Edmar Nogueira da Rocha, lançou, recentemente, a primeira edição do livro “Eu quero mudar o mundo – o amor é o caminho”, que reúne 123 frases de sua autoria e de outras personalidades no mundo literário e filosófico. Por enquanto, o livro é virtual, mas num futuro próximo ele deve lançar o livro físico. Adquira aqui o livro “Eu quero mudar o mundo – o amor e o meu caminho”.

“Penso que meu livro possa ser classificado como de autoajuda porque sua leitura proporciona momentos de relaxamento e inspiração”, assegura Edmar Nogueira, diretor  do  IBMDP (Instituto Brasileiro de Motivação e Desenvolvimento de Pessoal), “empresa voltada para educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais”, como ele mesmo a define.

Mas como é ser um coach, dar palestras em empresas estimulando os colaboradores a melhorarem as vendas e, do outro, escrever sobre o amor e mostrar que é necessário parar um pouco? Segundo Edmar Nogueira, “em todos os sentidos, uma das coisas mais importantes da vida é o equilíbrio”.

Edmar é autor do livro “Vivendo e aprendendo a viver”, administrador, master coach tem pós-graduações em marketing, coaching, docência do ensino superior e em Psicologia Positiva.

Esta semana, ele conversou com o Só Sergipe. Confira.

SÓ SERGIPE –  O senhor lançou, recentemente, o primeiro volume do livro “Eu quero mudar o mundo – o amor é o caminho”. Decididamente, o amor é o caminho? Por quê?

EDMAR NOGUEIRA  – Sim! Decididamente, o amor é o caminho porque o mundo anda muito egoísta. As pessoas estão fechadas em seu egocentrismo e isso faz o mundo ficar chato e perder a sensibilidade…

SÓ SERGIPE – Como foi que surgiu a ideia do livro?

EDMAR NOGUEIRA – Este livro é resultado de uma promessa inocente que fiz aos meus seguidores nas redes sociais. Um dia, postei uma frase despretensiosa no Facebook, falando de amor, e a repercussão me surpreendeu pelo número de curtidas e comentários. Então, decidi postar outra frase no dia seguinte, falando de amor. Mais uma vez, a plateia reagiu positivamente e resolvi fazer uma promessa: Eu postaria 365 frases de amor, uma por dia e, ao final, utilizaria o material para publicar um livro. Agora, resolvi cumprir a segunda parte da promessa e estou publicando esse livro digital com as 123 primeiras frases de amor postadas…

SÓ SERGIPE – Até hoje o senhor continua colocando, diariamente, frases que falam de amor nas suas redes sociais? Tem ideia de quantas já existem?

EDMAR NOGUEIRA – Eu já postei mais de 1.200 frases, entretanto não posto diariamente mais…

SÓ SERGIPE – Na apresentação no Hortmart Marketplace, o senhor explica que a maioria das frases são suas. Como é esse processo de criação das frases? Quais são e quais foram suas experiências?

EDMAR NOGUEIRA – Eu gosto de escrever. Escrevo músicas, contos, crônicas, poesias e, consequentemente, as frases surgem no meio desse processo de criação.

SÓ SERGIPE – Em quais outros escritores o senhor se inspirou e pinçou frases que estão no livro?

EDMAR NOGUEIRA – Mario Quintana, Madre Tereza de Calcutá, Eileen Caddy, Osho, Isabel Allende, Cora Coralina, Rubem Alves, Antoine de Saint Exupéry, Fernando Pessoa e muitos outros.

SÓ SERGIPE – O senhor classificaria seu livro como um de autoajuda?

EDMAR NOGUEIRA – Um livro de autoajuda é aquele escrito com a intenção de instruir seus leitores na resolução de problemas pessoais. Sendo assim, penso que meu livro possa ser classificado como de autoajuda porque sua leitura proporciona momentos de relaxamento e inspiração…

SÓ SERGIPE – O livro tem alguma semelhança com o Minutos de Sabedoria ou outro da Seicho-No-Ie, Palavras de Sabedoria?

EDMAR NOGUEIRA – Não tive essa intenção, mas penso que a leitura de uma frase por dia possa ser um exercício muito interessante

SÓ SERGIPE – Está no seu projeto publicar este livro de forma física?

EDMAR NOGUEIRA – Sim. Já estou negociando com a Editora IBMDP nesse sentido.

SÓ SERGIPE – Poderemos ter uma segunda edição?

EDMAR NOGUEIRA – Sim. A intenção é publicar a segunda edição dentro de 60 dias.

SÓ SERGIPE – Mudando um pouco de assunto, o senhor é diretor geral do  IBMDP – Instituto Brasileiro de Motivação e Desenvolvimento de Pessoal. Explique, por gentileza, como funciona o instituto e o objetivo dele.

EDMAR NOGUEIRA – O IBMDP é uma empresa voltada para educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Nossa missão é acelerar o processo de crescimento e desenvolvimento das pessoas, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados das empresas.

SÓ SERGIPE – O senhor é administrador, master coach e tem pós-graduações em Marketing, Coaching, Docência do Ensino Superior e em Psicologia Positiva. O senhor atua fazendo treinamentos em empresas?

EDMAR NOGUEIRA – Sim. Os treinamentos e seminários, a terapia e os processos de coaching também são produtos do IBMDP.

SÓ SERGIPE – Tem algum livro voltado especificamente para empresas?

EDMAR NOGUEIRA – Meu primeiro livro físico, voltado para o segmento de vendas, já está na segunda edição e chama-se “Vivendo e aprendendo a vender”.

SÓ SERGIPE –   Sobre seu livro que fala sobre o amor, a ideia que passa é que é importante a pessoa dar uma parada, relaxar, encontrar-se. Mas quando vejo sua atividade de coach em empresas, a ideia que passa é de correria, bater metas, vender mais. Como é navegar nesses dois extremos?

EDMAR NOGUEIRA – Em todos os sentidos, uma das coisas mais importantes da vida é o equilíbrio. Como coach e terapeuta, eu ajudo meus pacientes a desenvolverem essa habilidade. Ao mesmo tempo, cuido para manter em dia a minha saúde e equilíbrio emocional.

 

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

Advogada Lucilla Menezes: “Os prejuízos são imensos para os servidores públicos”, diante de decisão do STF

  Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), depois de uma provocação do Governo do …

WhatsApp chat